20/04
sábado

Sangramento de escape durante o uso da pílula: pode acontecer?

anticoncepcional, menstruação, pílula, eficácia, engordar, cabelo, intestino, alimentos, vestido de dama de honra, moda, cozinha, gravidez, menopausa, pílula do dia seguinte, anticoncepcional mensal, anticoncepcional trimestral, líbido, adesivo anticoncepcional, adesivo em anticoncepcional, sangramento, anticoncepcional que dao sono, anticoncepcional 21 dias, dosagem, cabelos oleosos, injetavel mensal, esquecimento na tomada, pele, anticoncepcional modo de usar, crescimento do cabelo, ausência de menstruação, parar de menstruar, anticoncepcional em adesivo, nuvaring, anticoncepcional Cerazette, Mirena, depoimento, anticoncepcional Yumi, anticoncepcional Elani Ciclo, DIU, SIU, DIU Mirena, injetável, camisinha feminina, trombose, implanon, anticoncepcional Miranova, implanon, anticoncepcional Femiane, camisinha, diafragma, implante subcutâneo, bebida alcoolica, anticoncepcional Ciclo 21, armazenamento, sangramento, escapeSangramento de escape ocorre com muita frequencia principalmente com o uso de pilulas de baixa dosagem hormonal (exemplos: Yasmin, Yaz, etc). Não tem um tempo certo de duração. Isso não é indício de gravidez e nem diminui o efeito da pílula. Isso ocorre por diferentes motivos e um deles, o mais comum, é a irregularidade no horário em que toma a medicação. O sangramento funciona como um alerta que seu corpo manda para te indicar que existe algo errado. Tente estabelecer um horário fixo para tomar o anticoncepcional. Tomar em horários diferentes diminui o efeito do anticoncepcional. Continue tomando a medicação normalmente. Mas se estiver com duvidas e insegura procure o seu ginecologista.

 
08/04
domingo

Sangramento de escape: saiba mais

Todas nós, que já tomamos essas bolinhas um dia, heheh, sabemos que usando pílulas anticoncepcionais podemos eventualmente apresentar sangramentos discretos, chamados de escapes menstruais, ou “spoting”. Esses escapes, normalmente, ocorrem nos primeiros meses de uso, mas também podem ocorrer em períodos de uso mais prolongado. Se você está tomando a pílula de modo correto (mesmo horário, não esquecendo), não há motivos para preocupação. Se você não usa pílula e tem sangramento no meio do ciclo pode indicar que seu endométrio está muito sensível, que você está com uma disfunção hormonal (deficiência de progesterona, por exemplo) mas também pode indicar uma inflamação no útero causada por alguma DST (doença sexualmente transmissível). Não deixe de procurar um médico.

Na maioria dos casos, esses sangramentos são corrigidos pelo próprio organismo, não havendo necessidade de troca do anticoncepcional. Caso o sangramento continue por mais de três ciclos menstruais é aconselhável procurar um ginecologista para avaliação. É importante lembrar que esses escapes não aumentam as chances de a pílula falhar e você certamente estará protegida de uma gravidez não planejada.

Escapes são mais comuns das primeiras 3 cartelas mas podem ocorrer em qualquer mulher que usa medicamento à base de hormônios, em qualquer momento do uso, sem que isso signifique risco de gravidez; isso acontece pela atrofia da camada interna do útero e não tem relação com a ação contraceptiva da pílula.
A ausência de menstruação no intervalo das cartelas também pode ocorrer, mas caso tenha ocorrido esquecimento na cartela, um teste de gravidez deve ser realizado antes de recomeçar a nova cartela. Isso é particularmente comum nas pílulas com 24 comprimidos. Não há risco para seu organismo não menstruar no intervalo das cartelas. O dia em que “desce” a menstruação no intervalo entre as cartelas pode variar em cada ciclo, sem que isso signifique anormalidades.
Portanto, eventualmente podem ocorrer sangramentos em pequena quantidade na vigência de uso de anticoncepcionais. Embora isso possa ser normal seu ginecologista deve ser informado, para avaliar a necessidade de investigação.

A dúvida mais comum é:

“Tomo pílula há muitos anos, mas nos últimos tempos minha menstruação tem vindo fora de época, principalmente se eu estiver ansiosa. Isso é normal?

Se você faz uso de uma pílula anticoncepcional de baixa dosagem hormonal é possível que esteja acontecendo um fenômeno chamado ‘spotting’ ou escape, em que a pílula não é capaz de impedir que haja descamação da parede do seu útero durante todo o ciclo. Se for esse o caso, uma pílula com uma dose maior de hormônio resolveria a questão. Uma conversa com o médico que a acompanha vai ajudar bastante a saber qual é o problema e o tratamento indicado.

OBS: Sempre que surgir uma dúvida, consulte seu ginecologista.

Fonte: http://goya.e-familyblog.com

 
15/01
sexta-feira

Sangramento de escape durante o uso de anticoncepcional de baixa dosagem hormonal

É normal? Isso costuma acontecer? Corro algum risco?

Não é normal, mas é relativamente freqüente, principalmente com as pílulas com pequenas quantidades de hormônio como a YAZ

Quando algumas garotas começam a tomar a pílula, podem apresentar sangramento em pequena quantidade ou até grande, o que pode durar vários dias, mesmo enquanto estão tomando o anticoncepcional. Não há tempo de duração certo, quantidade ou dia para acontecer, simplesmente aparece durante o ciclo.

A isso, damos o nome de “escape”. Geralmente dura mais ou menos uma ou três cartelas e depois cessa. Mas pode continuar após o prazo de adaptação (3 meses) ou então começar apenas depois do prazo de adaptação.

É um tipo de adaptação ao medicamento. Caso a garota não queira esperar essa parada espontânea, ou mesmo esse sangramento for intenso ou durar muito tempo, deve conversar com seu médico para pedir uma orientação a respeito do que fazer.

Algumas pessoas quando tomam fora do horário, tem pequenos sangramentos, é como se o organismo “reclamasse” a falta do medicamento.

OBS:Este tipo de sangramento não interfere na eficácia do anticoncepcional.