21fev

Uso prolongado de anticoncepcional dificulta a gravidez?

21 de fevereiro de 2012

Você já ouviu até em conversa de banheiro que tomar pílula anticoncepcional por um tempo prolongado dificulta a mulher a engravidar. Sua mãe, sua tia, até sua avó já cansaram de condenar a cartela que vira-e-mexe elas acham na sua bolsa. Mas, será mesmo que depois de anos tomando as pílulas diárias você terá dificuldades para engravidar?

“Acreditar que a mulher possa ter dificuldades em engravidar por tomar pílula anticoncepcional por um tempo prolongado é um mito”, comenta a ginecologista Ceci Mendes Carvalho Lopes. Ela conta ainda que esse receio é incutido na cabeça da mulher como um castigo pessoal. “Fica aquele sentimento de ‘serei castigada por Deus’.”

Formulada à base de hormônios sintéticos, a pílula anticoncepcional mais utilizada é composta de estrogênio e progesterona. “O estrogênio impede a liberação do hormônio responsável pelo crescimento e amadurecimento do óvulo. Já o progesterona bloqueia a ovulação propriamente dita”, explica o ginecologista Marcello Valle.

Por serem bastantes similares aos hormônios naturais da mulher, o estrogênio e a progesterona da pílula anticoncepcional dificilmente podem trazer algum problema futuro à gravidez da mulher. “Estudos mostram que não há evidência de que a infertilidade seja aumentada pelo uso da contracepção oral por qualquer período de tempo. Também não é necessário que se faça as pausas entre as cartelas. O retorno aos ciclos ovulatórios se dá já no primeiro mês após a interrupção do tratamento”, explica Valle.

Mulheres que passam anos tomando pílula sem nunca terem tentado engravidar podem não ter conhecimento de sua condição fértil. “É muito freqüente que uma mulher que nunca tenha testado sua fertilidade, descubra que tem um problema quando resolve tentar engravidar”, comenta Ceci.

Outro dado importante é que a taxa de fertilidade da mulher decresce com o passar dos anos. Então, se você pensa em protelar a gravidez para depois que sua carreira estiver estabilizada, tenha a consciência de que já não vai ser mais tão simples engravidar como o era quando você tinha lá seus 20 anos.

Os médicos relembram ainda que alguns métodos anticoncepcionais, ao contrário das pílulas tradicionais, exigem um pouco mais de tempo para a readaptação do organismo feminino. “Os contraceptivos injetáveis de depósito podem dificultar, uma vez que o hormônio permanece circulante no organismo da mulher por um longo período”, finaliza Valle.

Fonte: http://saude.terra.com.br

Compartilhe:

Comentários

  1. Patricia disse:

    Tomei a injeção mesigyna durante dois anos e dez meses e parei mes passado porque quero engravidar demora muito pra passar o efeito e eu conseguir engravidar???Obrigada|!!!

  2. daniele silva disse:

    tomei neovlar por 10 anos agora parei para engravidar mais ate agora não consegui o que faço. notei que de uns tenpos para car minha mestruaçao vinha diminuimdo . mais senpre bem regrada não atrasa . ja tenho um filho e gostaria de engreavidar novamente

  3. I have not checked in here for a while because I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I will add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!