09/07
sexta-feira
 

Tudo sobre a pílula que evita a gravidez

 

A pílula anticoncepcional, vem sendo associada a independência da mulher há tempos, e não é pra menos, além de prática a dita cuja permitiu que a mulher adquirisse maior liberdade durante todos esses anos.

Mais de 100 milhões de mulheres no mundo inteiro, e cerca de 15% das brasileiras em idade fértil, administram a pílula diariamente.

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o método, que pretendo esclarecer de maneira bem fácil, recorrendo a explicação de alguns especialistas, a começar pelos riscos de gravidez que existem durante esse processo.

É possível engravidar usando a pílula.

Para que o risco de uma gravidez durante a aplicação do método, seja 100% nula, é necessário uma disciplina militar.

Hoje em dia, devido a menor quantidade de hormônios concentrados no medicamento, a eficácia da pílula pode ser diminuída se ingerida em horários irregulares.

O ginecologista Marco Antônio Lenci, do hospital Albert Einstein, dá dicas de como incorpora – la a rotina:

- Administre a pílula como se toma o café da manhã todos os dias, ou se escova os dentes,
- Coloque o celular pra tocar em certo horário, e
- Deixe a cartela em local visível.

O que fazer se esquecer de tomar a pílula um dia ?

Certas cartelas funcionam com uma semana de intervalo a cada mês.

Esquecer o tempo certo para retornar a tomar a pílula, mesmo que seja um dia, aumenta mais a possibilidade de você ovular, do que se tivesse esquecido no meio do método.

A americana Suzanne Merril – Nach explica que, se deixar passar o horário, é bom procurar tomar a pílula nas doze horas seguintes, mas caso tenha se esquecido de tomar duas pílulas, o ideal é que tome duas delas por dois dias seguidos, além de se prevenir usando a camisinha até o fim do ciclo.

Quem usa pílula não precisa menstruar.

Acontece que os médicos que inventaram a pílula na década de 50, acharam que o método seria de maior aceitação se as mulheres não deixassem de menstruar.

Por esse motivo adequaram ao método o tempo de uma semana para que ocorresse o sangramento.

Mas nos tempos de hoje, já são muitas as mulheres que optam por não sangrar, e administram a pílula sem interrupção, são as pílulas a base de progesterona.

É bom saber que, nem sempre é possível bloquear por completo o fluxo de sangue mensal, algumas mulheres, cerca de 15% a 20% delas, continuam a sofrer pequenos sangramentos.

A pílula pode engordar.

Aquela leve impressão no aumento da massa corporal, após a administração do método da pílula anti concepcional, é fato.

Algumas mulheres chegam a reter de 1 a 2 litros de líquido por conta da pílula, o que basta para que algumas roupas fiquem mais justas, e aquela barriguinha saliente apareça.

Procure identificar se a pílula é mesmo a culpada, fale com a sua ginecologista e verifique a tireóide, no mais escolha uma dieta saudável e balanceada, com pouco sal e gordura.

Depois de quanto tempo se está protegida com o uso da pílula?

Houve um tempo em que os médicos acreditavam que, somente após um mês da aplicação do método a mulher não correria o risco da gravidez, mas hoje se sabe que a mulher está protegida a partir do primeiro dia do ciclo, que é quando se inicia a administração da pílula.

Quanto maior o seu peso, menor é o efeito da pílula.

De acordo com um estudo publicado no periódico Obstetrics and Gynecology, nos Estados Unidos, o risco de uma mulher engravidar é de 60%, caso o seu IMC seja superior a 27,3, sendo que o risco aumenta para 70% se o IMC for de 32,2.

Esse risco existe porque os hormônios precisam circular na corrente sangüínea para fazer efeito, enquanto na mulher obesa essa circulação pode ficar comprometida.

Mas o dr. Marco Antônio Lenci rebate este estudo, afirmando que em toda a sua vida profissional, nunca identificou a ligação entre eficácia, pílula e peso.

Quais as vantagens da pílula além de bloquear a gravidez?

Segundo a Sociedade Americana de Câncer, o anti concepcional oral, diminui o risco de câncer de ovário em 50%, bem como reduz pela metade o risco de câncer no endométrio.

Alivia a TPM e bloqueia a produção de hormônios masculinos pelo ovário, função que acaba favorecendo para a menor produção de pêlos, e menos acne.

Nem todas as mulheres podem usar a pílula.

Embora prática e comum , existem mulheres que não podem usufruir deste método.

O estrogênio é um hormônio que aumenta a probabilidade da formação de coágulos sangüíneos, que podem circular até o pulmão e ser fatal.

O risco aumenta em casos de mulheres fumantes, sabe –se que o fumo está associado a formação de coágulos, que podem levar a situações como embolia pulmonar, infarto do miocárdio e derrame.Somente o médico pode receitar o medicamento ideal para cada caso.

Portanto saiba que, pegar uma pílula emprestada da amiga é arriscado.

Outro problema reclamado pelas mulheres, é a enxaqueca, acredita –se que, este mal possa estar relacionado ao estrogênio, mas os cientistas não chegaram a laudos conclusivos.

Em algumas mulheres ela pode alterar a libido, causar acnes e mal estar.

Enquanto há casos de mulheres que se tornam verdadeiros furacões na cama, outras dizem que se sentem como lavadas por um balde de água fria.

Isso ocorre porque a pílula impede o pico de testosterona na época da ovulação, reduz a quantidade de estrogênio e ainda diminui a lubrificação vaginal.

É aconselhável que experimente o método por três meses, algumas vezes o corpo se adapta, mas se isso não acontecer, recorra ao médico para que avaliem o caso de trocar a pílula.

A pílula não é o único método contraceptivo, existem outros que poderão beneficia – la, protege –la e ainda fazer com que se sinta bem.

 

Comentários (54)

adriana disse em 24/09/2013:

OI BOA NOITE?

Mariana disse em 27/09/2013:

Uso a Pilula Repopil 35 e quero saber quando começo a tomar , é no 1° dia da menstruação????

Thays Cristina disse em 03/01/2014:

Boa tarde Eu queria saber se eu tamar a pílula nao vai te risco de eu engravidar e se ela nao faz mal pra mim porque eu so tenho 14 anos ???

paula disse em 05/03/2014:

Booa tarde , eu queria sabe como eu começo a usa a pilula , pode tipo hoje e amanhã já ter relação sem preservativo , e a pausa como é isso ate agora estou sem entender … Responda já por favor , OBRIGADA

Deixe um comentário