23out

Alerta: esquecimento de apenas um comprimido já perde a eficácia da pílula

23 de outubro de 2010

Se ocorrer o esquecimento no início ou no final da cartela, há a possibilidade de ocorrer a ovulação naquele mês. Então deve tomar a pílula assim que lembrar e a do dia no horário usual.  E tomar os próximos comprimidos normalmente. É comum ocorrer um sangramento de escape com qualquer pílula anticoncepcional, especialmente durante os primeiros três a quatro meses (período de adaptação).

 

Compartilhe:

Comentários

  1. Nathien disse:

    Olá Gostaria de uma resposta pois estou desesperada…
    Comecei a tomar Microvlar na segunda feira dia 11/08 nunca tinha tomado nenhum tipo de anticoncepcional,a médica disse q eu teria que começar a tomar a 1°cartela no primeiro dia de menstruação,porém comecei a tomar  no terceiro dia de menstruação.E ontem tive relação sem camisinha mais ele disse q não ejaculou dentro isso aconteceu por volta das 9 e 30 da manhã,eu desesperada as 16h tomei o primeiro comprimido de Diad e o segundo as 04h da manhã e ontem tbm era meu periodo fertil,corro o risco de gravidez?Posso emendar a segunda cartela?Pq vou viajar e justo no dia será a pausa do remédio.E por conta do Diad pode ocorrer d não descer no periodo de pausa na terceira cartela?Ja que pretendo emendar a segunda cartela?A moça da farmacia disse que o Diad nao pode tomar os 2comprimidos juntos mais sempre tomei e nunca aconteceu nada,com medo tomei o primeiro e depois d 12h o segundo,isso e vdd msm?Pq ela disse q engravidou por ter tomado os 2 comprimidos juntos. ..Desde ja agradeço

  2. admin disse:

    Nathien, td bem?

    O fato de ter prorrogado o início do uso da pílula e ter tido relação sem proteção no primeiro mês de uso (a eficácia ainda não está 99% garantida e por isso o uso da camisinha nessa primeira cartela é primordial), sugerimos que continue tomando normalmente o anticoncepcional, use camisinha em todas as suas relações e marque uma consulta com o ginecologista para ver se está tudo OK e para orienta-la. Se quiser sanar a sua dúvida, faça o teste de sangue. Mas o acompanhamento ginecológico é primordial.

    Att,
    meuanticoncepcional

  3. Aline disse:

    Olá! Fui tomar ontem o anticoncepcional e por um descuido acabei deixando a pílula cair no chão.
    Gostaria de saber se isto altera sua eficácia, ou se pode ter saído alguma lasca do comprimido.
    Obrigada…

  4. admin disse:

    Aline, td bem?

    Se a queda não foi muito grande e você percebeu que o aspecto continua o mesmo, não tem nenhum problema.

    Att,
    meuanticoncepcional

  5. regiane alves disse:

    saber se nao toma todo comprimido deixa um sem toma pode engravida

  6. Roberta disse:

    Oi. perdi o último comprimido da minha cartela de anti, como posso fazer? posso deixar de tomar por ser o último dia? ou tenho que comprar uma nova cartela e pegar apenas 1 comprimido dela. Pois no meu caso não é esquecimento, perdi mesmo o último comprimido da cartela. Me ajudeeee

  7. admin disse:

    Roberta, td bem?

    Compre uma cartela extra para completar os dias que deve tomar. Tem que tomar o total de dias indicados pela cartela para que a eficácia seja garantida.

    Att,
    meuanticoncepiconal

  8. vanessa disse:

    eu tomo meu remedio certo..mas no dia que fui tomar tive a impressao que deixei cai, acho q nao tomei e tive relaçao cm meu nam..e tomei a pilula,,e continuei a cartela tem algum perigo de gravidez?

  9. admin disse:

    Vanessa, td bem?

    Se realmente não tomou um comprimido e não o repôs, corre risco sim.
    Sugerimos que continue tomando normalmente o anticoncepcional, use camisinha em todas as suas relações (por precaução) e marque uma consulta com o seu ginecologista para ver o porque da ausência de menstruação. Se quiser sanar sua dúvida, faça o teste de sangue.
    OBS: Se teve relação desprotegida uma semana antes do esquecimento, comunique o fato imediatamente ao seu ginecologista.

    Att,
    meuanticoncepcional

  10. iara disse:

    olá
    eu tomei a pílula do dia seguinte a de duas dose, só que a segunda dose eu não tomei no horário certo, o remédio perdeu o efeito?

  11. admin disse:

    Iara, td bem?

    A eficácia da pílula do dia seguinte é garantida se a mulher respeita os prazos de cada comprimido. Se no segundo comprimido você deixou passar muito tempo, ela não é tão garantida.
    Sugerimos que marque uma consulta com o seu ginecologista para ver se está tudo OK e para te indicar um método contraceptivo.
    E use camisinha em todas as relações.

    Att,
    meuanticoncepcional

  12. jessica disse:

    olá, eu perdi meu penúltimo comprimido ontem a noite (01/o2/2015) hoje vou tomar o ultimo (02;02,2015) o que pode acontecer? a minha pausa para a menstruação são de 4 dias e volto a tomar o primeiro comprimido no sábado dia 07.

    outra duvida!
    tomei o anticoncepcional por 6 dias, apos esse 6 dias pode gozar dentro?, ai estou livre da gravidez? ou precisa esperar pelo menos 2 semanas completas para o anti funcionar? eu tomo o yumi!

    obrigada!

  13. admin disse:

    Jessica, td bem?

    O certo é você comprar uma cartela extra e tomar TODOS os comprimidos que tem que tomar para que a eficácia seja garantida. Se não fizer isso, entre em contato com seu ginecologista o mais breve. E o uso da camisinha é necessário.
    E tem que usar camisinha durante TODO o primeiro mês de uso pois a eficácia ainda não é garantida.

    Att,
    meuanticoncepcional

  14. Walquiria disse:

    Olá. Tenho uma dúvida muito séria. Tomo a pilula Diclin ja fazem 3 anos, todos os dias no mesmo horario e respeitando as pausas corretamente. Infelizmente logo na primeira vez que resolvi ter relações sem preservativo com meu namorado, havia esquecido de tomar a pilula do dia(a primeira vez nesses 3 anos) no caso ja era na segunda semana da cartela… Com isso, tomei o contraceptivo de emergência (Dia D), com mais ou menos 18 horas do ocorrido e respeitando os horários corretos para toma-la. Quais os riscos que tenho agora. Um único dia de esquecimento pode causar diminuição do efeito, contudo por ser ja na segunda semana e com o uso do contraceptivo de emergência não sei se diminui os riscos ou aumentei a paranóia, pois tenho medo do remédio alterar o controle normal da pilula e com isso , datas determinadas, como o dia da minha menstruação, mudar. Quais as recomendações para essa situação??
    Obrigado

  15. admin disse:

    Walquiria, td bem?

    Como houve falha na tomada, a eficácia ficou comprometida.
    O certo nesse caso é tomar a PDS mesmo.
    Mas como tomou a PDS e por ser uma “bomba” de hormônios, pode desregular seu ciclo menstrual e com isso atrasar a sua menstruação.
    Continue tomando normalmente o anticoncepcional e não esqueça mais de tomar nenhum dia, OK?

    Att,
    meuanticoncepcional

  16. karen disse:

    Boa noite,
    mudei o meu anticoncepcional para o tantim neste ultimo mês. Ingerir 15 comprimidos rosa e por causa da minha falta de atenção, acabei tomando um dos comprimidos branco. No dia seguinte tomei um rosa. O que eu posso fazer nessa situação?

  17. admin disse:

    Karen, td bem?

    Comunique o fato imediatamente ao seu ginecologista e veja como deve proceder.
    O uso da camisinha é primordial, por precaução.
    OBS: Se teve relação desprotegida uma semana antes do ocorrido, comunique imediatamente ao seu ginecologista.
    Att,

  18. Yasmin disse:

    olá , eu perdi eu ultilmo comprimido da cartela do ciclo 21 , fiz relação com meu namorado sem proteção mais no segundo dia eu tomei diad , e sendo que eu perdi o ultimo comprimido da cartela , sera que tenho risco de gravidez ?

  19. admin disse:

    Yasmin, td bem?

    Se houve falha na administração, tem possibilidade sim.
    Sugerimos que continue tomando normalmente o anticoncepcional, use camisinha em todas as suas relações (por precaução) e marque o quanto antes uma consulta com o seu ginecologista para ver se está tudo OK com você. Se quiser sanar sua dúvida, faça o teste de sangue.
    OBS: Se teve relação desprotegida uma semana antes do “esquecimento”, comunique o fato imediatamente ao seu ginecologista.

    Att,
    meuanticoncepcional

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!