10ago

Pílula anticoncepcional e amamentação

10 de agosto de 2011

Depois que o bebê nasce, é preciso se preocupar com a amamentação para que ele cresça forte e saudável. Mas além deste e de outros cuidados essenciais com a saúde da criança, a mãe também deve se precaver para evitar uma nova gravidez logo em seguida.

Mesmo que o casal queira ter mais filhos, os médicos recomendam um intervalo de pelo menos seis meses entre duas gestações. Se o parto anterior foi cesárea, o ideal é esperar no mínimo nove meses até que o corpo se recupere completamente.

A amamentação pode ter efeito contraceptivo por causa da ação da prolactina, hormônio responsável pela produção de leite no organismo feminino que pode interferir na menstruação.

Mesmo assim, é possível engravidar durante a fase de amamentação, porque a mulher nunca sabe quando a primeira ovulação pode acontecer. Por isso, é importante fazer uso de algum método anticoncepcional se não estiver nos planos ter outro bebê a curto prazo.

A mãe pode iniciar o uso de algum método contraceptivo 40 dias após o nascimento do bebê. O anticoncepcional oral pode ser usado, mas depende da composição da pílula. Nem todas as pílulas são liberadas durante a amamentação.

A pílula anticoncepcional normal com estrógeno, por exemplo, não deve ser tomada porque pode alterar a produção do leite. Além disso, acredita-se que este hormônio feminino possa chegar ao bebê pelo leite, causando o desequilíbrio hormonal na criança.

As minipílulas de progesterona são as mais indicadas para as mulheres que amamentam. Esse tipo de anticoncepcional oral age no colo do útero, dificultando a passagem dos espermatozoides. O uso deve ser contínuo, ou seja, as minipílulas devem ser tomadas diariamente, sem período de pausa entre uma cartela e outra, até o desmame ou até que o bebê reduza a quantidade de mamadas.

Os anticoncepcionais injetáveis e os implantes subcutâneos são mais algumas opções. O DIU também pode ser usado, no entanto, só deve ser colocado 50 ou 60 dias após o parto. Outros métodos que podem ser usados em qualquer período após o parto, como a camisinha, também não devem ser deixados de lado.

Compartilhe:

Comentários

  1. Sheyla disse:

    Olá! Meu filho tem 2 anos e meio e eu ainda amamento. Desde que ele nasceu não tomei nenhum anticoncepcional, mas gostaria de voltar a tomar. Antes de engravidar tomava o Level. Gostaria de saber se posso voltar a tomá-lo mesmo amamentando. Ou então qual outro eu posso tomar.
    Obrigada desde já!

  2. Gabriela disse:

    meu filho tem um ano e onze meses e eu ainda o amamento , será que posso tomar o anticoncepcional SELENE ?
    obrigado

  3. tamyris disse:

    Olá então eu fui na ginecologista e ela me passou o ciclo 21,só que ela me disse que só poderia tomar quando eu não estivesse dando mais de mama pq contem hormonios femininos nele,e meu filho tem 2 anos só que ainda mama,mais só pra dormir,queria saber se tem algum problema em tomar?ou se é melhor evitar?

  4. cristiane disse:

    tenho um filho de 2 anos ainda mama no peito gostaria de saber se interfere algo nele porque tomei contracept enjecao anticoncepcional.

  5. Olá! Meu filho tem 7 meses,sempre tomei selene,posso continuar tomando,mesmo amamentando ?

  6. andreia disse:

    ola minha filha tem 1 ano e 8 meses estava tomando deprovera ..gostaria de saber se posso toma outro anticonssepsional mesmo amamentando

  7. Erica Dias disse:

    Olá, meu filho tem 2 anos e 1 mês e ainda mama, apesar de ser em pequena quantidade, sobretudo na hora de dormir, porém minha GO passou o anticoncepcional Diane 35, e disse que eu tirasse a mama do meu bebê, porém não conseguir ainda fazer o desmame, e gostaria de saber se posso tomar o anticoncepcional Diane 35 assim mesmo, pois tenho muito medo de engravidar nesse curto tempo. Desde já agradeço.

  8. gleidiane disse:

    ola. meu filho tem 2 meses e 11 dias, antes de engravidar usava o artmidis 35.
    posso voltar a usa-lo, mesmo amamentando?

  9. Marilia disse:

    Olá, meu filho tem 1 ano e 4 meses e fazem dois meses que comecei a tomar Dalyne, gostaria de saber se esse medicamento traz algum problema para o meu bebê? Obrigada

  10. Raquel disse:

    Meu bebê completou 6 meses agora e voltei a menstruar, o meu médico mudou o anticoncepcional do micronor para o dalyne, só que meu bebê ainda mama e agora?

  11. maria disse:

    meu filho tem 2anos e três meses posso tomar o antecosepsinal Dalyne

  12. maria disse:

    meu filho tem 2anos e três meses mas ainda amamento mas posso tomar o anteconpsicional Dalyne.

  13. admin disse:

    Maria, td bem?
    A pílula anticoncepcional mais indicada para o período da amamentação é a que possui apenas a progesterona. Consulte o seu ginecologista antes de iniciar o uso de qualquer método contraceptivo, ok?

    Att,
    meuanticoncepcional

  14. Teresa Canique disse:

    Olá ,meu filho tem 1 ano e 2 meses, domingo passado eu fui na farmácia o farmacêutico disse qui eu já não devo mais tomar Microloot , devo tomar Microgynon é mesmo certo isto? e desde que eu comecei a tomar o microloot ; começou esta dor terrível dor de cabeça quase todos os dias já fiz consulta das vista esta na mesma me ajudem peco encarecidamente se for possível por favor envia para o meu E-mail a resposta o que eu devo fazer ? olha desde qui comecei a tomar domingo sinto uma dor lenta já não muito forte.
    Que Deus vos abençoe.

    Atentamente
    ————–

    Teresa Kachinganje

  15. admin disse:

    Teresa, , td bem?

    Não é a mesma coisa. Não pode trocar o anticoncepcional sem a orientação do seu ginecologista. Consulte o seu médico. Se trocar de pílula sem orientação médica e se não usar camisinha, corre risco de engravidar.

    Leia o seguinte link para entender: http://www.meuanticoncepcional.com/anticoncepcional/nunca-tome-anticoncepcional-sem-indicacao-medica/

    Att,
    meuanticoncepcional

  16. Rosane disse:

    Meu filho está cm 10 meses, ainda estou amamentando, estou tomando o norestin, será q já posso voltar p o anticoncepcional que tomava antes o Ferane 35. Tenho medo de engravidar cm o norestin, pois ele é mais fraco né?
    Grata

  17. admin disse:

    Rosane, td bem?

    Cabe somente ao ginecologista lhe receitar o método contraceptivo adequado para você. Então marque a consulta o quanto antes.
    E enquanto isso continue tomando o anticoncepcional Norestin.

    Att,
    meuanticoncepcional

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!