04/07
quarta-feira

Esqueceu de tomar a pílula? Veja o que fazer

 

E se eu não me lembrar até o dia seguinte? Devo parar de tomar a pílula ou tomo duas de uma vez?

Se a menstruação não descer, tome a pílula que se esqueceu o quanto antes. Caso tenha se lembrado somente no horário de costume, então tome as 2 juntas. Tomar o anticoncepcional até 12 horas após o esquecimento, geralmente, não interfere em sua eficácia e a menstruação não desce. Acima de 12 horas, em geral, ocorre a menstruação, então, interrompa a pílula. Caso a menstruação não desça, mantenha o uso do anticoncepcional, mas use um método associado (preservativo, por exemplo) em função da diminuição da eficácia.

E se eu me esquecer de tomar a pílula por dois dias ou mais? O que devo fazer?

Se menstruar neste período, pare a pílula e reinicie após 4 ou 7 dias (o mesmo intervalo da pílula que usa). Se não menstruar e esquecer por 2 dias, tome 2 comprimidos durante 2 dias. Depois, mantenha 1 comprimido por dia, usando método complementar para evitar a gravidez. Caso se esqueça por mais de 3 dias, pare e inicie nova cartela após o intervalo.

Quando a mulher se esquece de tomar a pílula por algum dia, ainda está protegida 100% por este método contraceptivo?

Esquecimento até 12 horas, sim; após, não. Portanto, use um método associado no mês (preservativo, por exemplo).

Após ter terminado a cartela, a mulher deve esperar 7 dias para começar uma nova. E se ela se esquecer de tomar no 7º dia? Há chances de ela engravidar?

Atualmente, temos anticoncepcionais com intervalo de 7 e de 4 dias. Depende da dosagem hormonal. Caso se esqueça de tomar no período previsto, deve iniciar a seguir, mas usar método complementar, pois a eficácia da pílula diminui.

É possível engravidar tomando a pílula corretamente?

Não. Se a mulher utilizar o anticoncepcional adequadamente, a gravidez não ocorrerá. No entanto, existem algumas situações em que há diminuição da eficácia da pílula. São elas: o uso de algumas medicações como, por exemplo, os antibióticos: na ocorrência de vômito próximo ao horário de uso de pílula, pois é eliminado o medicamento ou parte dele; em caso de diarreia, uma vez que o trânsito intestinal rápido interfere na absorção da medicação e, principalmente, no caso de doenças que dificultam a absorção intestinal.

Faz mal emendar duas cartelas sem o período de pausa?

Não. A mulher pode emendar cartelas por até vários meses, que isso não lhe trará nenhum prejuízo. Geralmente, o uso contínuo apresenta pequenos sangramentos (escapes ou spotting) de tempos em tempos (a cada 3 ou 4 meses, por exemplo), mas isso é normal e desaparece espontaneamente. Caso isso não aconteça ou o sangramento seja intenso, pare o intervalo de 4 ou 7 dias e inicie a cartela novamente.

A menstruação que ocorre no período de pausa da pílula é a mesma que ocorre para as mulheres que não tomam pílula?

Aparentemente, sim; mas fisiologicamente, não. O sangramento menstrual é decorrente de um estímulo hormonal que, geralmente, ocorre alguns dias após a ovulação não seguida de fecundação. A camada interna do útero apresenta modificações cíclicas. O sangramento no caso da pílula é um sangramento de privação hormonal. Não há ovulação e os hormônios do anticoncepcional, por serem constantes, mantém a camada interna do útero no mesmo padrão durante todo o tempo de uso. Se não tomado o anticoncepcional, há uma queda hormonal brusca, que leva ao sangramento semelhante à menstruação.

 

Comentários (58)

thayna disse em 21/01/2014:

Olá

Uso anticoncepcional Selene
á uns 5 meses, portanto tomei este mês inteiro…até que chegou a pausa de 7 dias voltaria com o remédio no 8°dia e não tomei,vim tomar no 11°dois dias depois do dia correto.
Posso ter relações sem me proteger e não engravidar?

Isabella disse em 06/02/2014:

Olá, tomo o anticoncepcional Dalyne e perdi a cartela, para não precisar comprar outra, posso fazer meu intervalo já, e depois iniciar uma nova sem problemas ?
Obrigada desde já !

Daiana disse em 06/02/2014:

ola gostaria de adiantar minha menstruacao como faço? Tomo seleni falta 4comprimido para acabar a cartela se eu para de tomar esse 4 e fazer intervalo dos 7dias e nao vim! Oque fazer tomo normalmente ou do intervalo maior! Obrigada

larissa disse em 02/04/2014:

esqueci de tomar a pílula, quinta feira tomei normalmente,mais na sexta no sábado no domingo e na segunda eu lembrei , esqueci totalmente, nesse período tive relações sexuais com meu namorado, mais na segunda de noite minha menstruação desceu ai eu não tomei mais, mais e agora oq faco? quando começo a tomar de novo? e se começo a tomar outra cartela ou continuo a mesma e espero dar o dia do próximo comprimido que vai dar na sexta???? me ajude por favor!!!

larissa disse em 02/04/2014:

o meu anticoncepcional e o selene… me ajude

Vitória disse em 24/06/2014:

Olá! Eu tomo o Yasmin faz 3 anos e ontem me esqueci de tomar a pilula, entao tomei a de ontem hoje no horario habitual junto com a de hoje( estou no décimo terceiro dia) e não tenho uma vida sexual ativa. É provavel que eu só faça sexo no dia 13 ou 14 de julho, mas costumo tomar o Yasmin nao só como forma contraceptiva , mas tambem para regular minha menstruaçao. Gostaria de saber se:

1-Ter esquecido de tomar a pilula neste dia irá desregular minha proxima menstruaçao?

2- Existirá risco de gravidez fazendo sexo sem camisinha a partir do dia 13 de julho (pois já estarei em outra cartela)?

Posso estar parecendo meio paranóica, mas fico preocupada, já que nunca em 3 anos deixei de tomar a pilula no horario habitual.

Desde já agradeço.
Parabens pela página.

Vitória disse em 24/06/2014:

Me esqueci de perguntar:

3- Posso continuar tomando esta cartela normalmente e fazer a pausa de sete dias sem problemas?

Obrigada

Letícia disse em 01/07/2014:

Tomei 4 anticoncepcionais de uma vez, tive relação sem proteção e no dia seguinte veio um sangramento tipo borra pode ser por conta do excesso de comprimido? ou é outra coisa?

Deixe um comentário