30/06
quinta-feira
 

Anticoncepcional com hormônio drospirenona aumenta risco de trombose

 

Cientistas neozelandeses e americanos vincularam os efeitos de alguns tipos de pílulas anticoncepcionais com um maior risco a desenvolver trombose venosa, de acordo com um estudo divulgado nesta sexta-feira (22) pela imprensa da Nova Zelândia.
A pesquisa demonstrou que as mulheres britânicas que ingeriam anticoncepcionais com uma combinação do hormônio drospirenona apresentaram quase três vezes mais o risco de desenvolver a doença que aquelas que consomem pílulas com levonorgestrel.

O estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, também aponta que a cada ano 14 mulheres de cada 100 mil consumidoras dos anticoncepcionais orais com drospirenona sofrem de trombose venosa.

Lianne Parkin, da Universidade de Otago e coordenadora do estudo, falou ao canal de televisão neozelandês TV3.

- Essa situação pode ser evitada com a ingestão de pílulas com levonorgestrel.

A pesquisa se baseou na análise dos casos de 318.825 mulheres entre 15 e 44 anos de idade que utilizaram pílulas com drospirenona e com levonorgestrel entre 2002 e 2009.

Os resultados obtidos seguem a mesma linha de estudos realizados pela Clínica Ginecológica de Rigshospitalet, em Copenhague, na Dinamarca, e pelo Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, que foram publicados há quse dois anos.

Fonte: http://noticias.r7.com

 

Comentários (2)

namorado disse em 30/06/2011:

olá minha namorada trocou de anticoncepcional para o YAS(24) este mês… a cartela yas acabou este domingo, e a pausa de quatro dias seria até hoje (quinta..) e ela tomaria a prox. cartela amanah, sexta…. porém hoje, quinta, a menstruacao ainda nao desceu. transamos sem camisinha. na troca de anticoncepcional ela fez como descrito na bula.. esperou os 7 dias de pausa do outro anticoncepcional e comecou a tomar o YAS.
há risco de gravidez? estou muito preocupado, pois amanhã seria o dia que ela iniciaria a tomar a outra cartela e nada desceu ainda!

namorado disse em 30/06/2011:

obs. ela nunca esqueceu um comprimido e toma todos no mesmo horario.

Deixe um comentário