24/12
segunda-feira

Alerta: Antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional

 

Anticoncepcionais x antibióticos – O grande vilão da associação é a Rifampicina, um antibiótico usado contra tuberculose, hanseníase (lepra) e na profilaxia da meningite. É o antibiótico que comprovadamente reduz a eficácia dos anticoncepcionais. Outras classes como as tetraciclinas, metronidazol e derivados da penicilina como amoxicilina e cefalosporinas também podem diminuir a concentração de estradiol. Esse efeito parece ocorrer apenas em um número reduzido de mulheres, mas como não há como saber de antemão quem será mais afetado, deve-se usar métodos contraceptivos não hormonais durante o seu período de uso.

Em relação aos outros antibióticos não existe nenhuma evidência de interação com repercussão clínica.

Na dúvida, sempre use camisinha e consulte o seu ginecologista.

Fonte: http://www.mdsaude.com

 

Comentários (6)

Ana disse em 04/01/2013:

Boa noite!

Os medicamentos “Azitromicina” e o “Ananase” interferem com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?
Se sim, diga-me como devo proceder para não engravidar.

Agradeço a sua atenção!

Com os melhores cumprimentos,
Ana Oliveira

Maria disse em 23/04/2013:

Boa tarde
quanto tempo um antibiotico azitromicina corta o efeito da pilula minigeste?
tive uma infecção na garganta e tive de tomar o antibiotico durante 3 dias, mas estava na semana da pausa da pipula e voltei a tomar a pilula normalmente apos 4 dias de tomar o antibiotico. Quando é que posso ter relaçoes com o meu namorado em segurança? sem ter o risco de poder engravidar? o antibiotico corta o efeito a pilula durante kanto tempo? antes e depois?
Fico aguardar a vossa resposta. Obrigado

Jessica disse em 25/04/2013:

ola… tomo ao anticoncepcional SELENE e nesta noite eu tomei2 comprimidos de paracetamole 1 de buscopam composto. Isso pode cortar o efeito do anticoncepcional? Por favor me reponda estou apavorada! obrigada…

PRISCILA disse em 29/07/2013:

Tive que tomar uma doze do Azitromicina devido á uma infecção na garganta e apos 4 hs tomei o antconcepcional, po gentileza gostaria de saber se o antibiotico pode ter cortado o efeito.

JULIANA disse em 20/11/2013:

Preciso saber eu tomo a injecao anti cotracep e estava tomando cloridrato de ciprofloxacino ele corta o efeito posso engravidar

josi disse em 07/07/2014:

Ola Tomei azitromicina dois dias na pausa do anticoncepcional no sesto dia voltei a tomar o anticoncepcional pois estava no oitavo dia da pausa. Quando vou esta segura novamente?

Deixe um comentário