18jan.

Tudo sobre o anticoncepcional Yaz

18 de janeiro de 2010

1-)Como se faz o uso do anticoncepcional Yaz?

Trata-se de uma cartela de 24 pílulas contendo cada uma 3 mg de drosperinona e 0,02 mg de etinilestradiol. A maneira correta de tomar é uma pílula por dia( Comece pelo 1º dia do ciclo menstrual, e continue sempre no mesmo horário para que sua eficácia tenha mais valor) durante 24 dias e 4 dias de repouso.A menstruação irá descer aproximadamente no terceiro ou quarto dia de pausa,ou até mesmo no dia que iniciar nova cartela.Use camisinha durante o primeiro mes e com certeza a partir do segundo mes já estará protegida.

2-)Como funciona o organismo de quem toma o anticoncepcional Yaz?

O anticoncepcional Yaz,como é de baixa dosagem hormonal,poderá reduzir o fluxo menstrual durante o uso.Ou seja,a duração e intensidade do sangramento poderá diminuir e até pode acontecer de não vir(muito raro de acontecer).Durante os três primeiros meses(prazo de adaptação,poderá ocorrer sangramento de escape.Mas o efeito contraceptivo continua.Mas este sangramento poderá continuar após o prazo de adaptação.Se isso acontecer,converse com o seu ginecologista.Lembre-se:tomar todo dia o comprimido,de preferência no mesmo horário,não vomitar ou ter diarréia intensa(aquelas que você passa o dia inteiro no banheiro) dentre 3 a 4 horas após a tomada do remédio(pois o anticoncepcional leva umas 4 horas para ser dissolvido totalmente pelo organismo).Assim o efeito contraceptivo será garantido,mas somente a partir da terceira cartela.Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

3-)O anticoncepcional Yaz reduz o fluxo menstrual?

Sim, o Yaz ajuda o fluxo e os dias de menstruação diminuir é normal, e pode até acontecer de não vir.Isto está na bula.

4-)Quando o anticoncepcional Yaz começa a fazer efeito?

É aconselhado que se use um outro tipo de prevenção (na própria bula do remédio fala que a primeira cartela o efeito não é total) durante o primeiro mês. Por isso recomenda-se o uso da camisinha. Só a partir da segunda cartela que o efeito é confiável e garantido.

5-)Como o anticoncepcional previne a gravidez?

Os hormônios contidos em Yaz previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino).

6-)O que fazer com o calendário-adesivo?

Dentro do cartucho do medicamento há um calendário-adesivo com 7 tiras adesivas mostrando os dias da semana. Retire a tira que corresponde ao dia do seu início de uso (ex: se você menstruou na segunda, tire a tira que tem segunda no início) e cole no blíster no espaço indicado para a mesma, de modo que o dia da semana correspondente ao “início” fique exatamente acima do comprimido de número 1. Siga a direção das flechas, até que tenha tomado todos os 24 comprimidos. Terminados os comprimidos da cartela, realize uma pausa de 4 dias. Nesse período vai ocorrer a menstruação. Inicie a nova cartela no quinto dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.

7-)O anticoncepcional Yaz combate a TPM?

O anticoncepcional Yaz, veio com o intuito de diminuir consideravelmente os sintomas de TPM como a oscilação de humor, dor de cabeça, choro fácil, aumento do apetite, inchaço da insônica e também de reduzir o fluxo menstrual além, é claro de evitar a gravidez.

8-)O regulador intestional fitoterápico que se chama “Plantaben’ interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz?

Não interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz pois é um regulador intestinal e sua composição não prejudica a eficácia do anticoncepcional.

9- )O anticoncepcional Yaz engorda?

As pílulas anticoncepcionais hormonais combinadas monofásicas orais, do tipo do Yaz, não engordam nem emagrecem. Vale lembrar que o Yaz é um anticoncepcional moderno, com uma baixa dosagem hormonal, mantendo a mesma eficácia de qualquer outro anticoncepcional hormonal

10-)A partir de quando o anticoncepcional Yaz começa a ter eficácia?

Segundo os fabricantes, a eficácia começa a fazer efeito a partir da primeira cartela. Mas começa mesmo a fazer efeito a partir da terceira cartela pois o organismo está se acostumando com o anticoncepcional. Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

OBS:Lembre-se que nenhum anticoncepcional protege de DST.Por isso o uso da camisinha é necessário.E antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional, marque uma consulta com o ginecologista.Tomar medicamento por conta própria é um perigo para a saúde da mulher.

Compartilhe:

Comentários

  1. ANA ANGELICA disse:

    Olá eu tomei o anticoncepcional TANTIN por 1 ano, mas estava tendo escapes, ai o medico trocou para FERRANE 35, tomei 01 mês o anticoncepcional mas meus seios incharam, e muita tpm.. nao esperei para ver se adaptava,daí o medico me receitou o yas, so que começei a tomar no 4 dia da menstruação!!! entao foi 1 mes com ferrani e agora o yas… quando vou estar protegida?

  2. Bru disse:

    Olá.
    Estou tomando YAZ há 1 mês e 8 dias, nunca falhei e sempre no mesmo horário.
    O remédio inibe mesmo a ovulação?
    Porque continua saindo aquele negócio branco quando estamos ovulando?
    Continuo com medo de gravidez
    Posso ter relações? (Usarei camisinha)

  3. admin disse:

    Bru, td bem ?

    Se toma de forma correta, usou camisinha durante todo o primeiro mês de uso e está sob orientação ginecológica, está 99% protegida desde segundo mês de uso.
    Mas vale lembrar que nenhum método é 100% confiável.
    OBS: Como está insegura, vale a pena conversar com o seu ginecologista.

    Att,
    meuanticoncepcional

  4. admin disse:

    Ana, td bem ?

    O indicado é iniciar o uso no primeiro dia de menstruação.
    Mas entre em contato com seu ginecologista e veja se tem problema ter iniciado o uso após essa data.
    E o uso da camisinha é primordial durante todo o primeiro mês de uso do Yaz.
    Mas vale lembrar que nenhum método é 100% eficaz.

    Att,
    meuanticoncepcional

  5. admin disse:

    Carolina, td bem ?

    Entre em contato com o seu ginecologista e peça orientação.
    Se durante os episódios de diarreia e vômito teve relação com proteção (camisinha) e continua fazendo uso do preservativo, é improvável que esteja grávida.

    Att,
    meuanticoncepcional

  6. Júlia disse:

    Tomei o anticoncepcional genérico do Yaz na ordem errada, comecei com o ultimo da primeira fileira e queria saber se isso afeta no efeito contraceptivo.

  7. admin disse:

    Júlia, td bem ?

    Se trocou os comprimidos ativos pelos inativos, teve problema.
    Sugerimos que entre em contato com seu ginecologista, relate o que aconteceu e peça orientação.
    Continue tomando normalmente o anticoncepcional – respeitando a ordem, use camisinha em todas as relações – por precaução e entre em contato com seu ginecologista.

    Att,
    meuanticoncepcional

  8. Ana Clara disse:

    Após acabar de tomar a última pílula, eu já imendo na outra cartela ??

  9. admin disse:

    Ana Clara, td bem ?

    Sugerimos que entre em contato com seu ginecologista e tire todas as suas dúvidas.
    E o uso da camisinha é primordial durante todo o primeiro mês de uso.

    Att,
    meuanticoncepcional

  10. Natalia disse:

    Tomo os 24 e os outros 4 ? E começo a contar 4 dias para começar uma nova apartir dos 28 comprimidos ou apartir dos 24 ?

  11. admin disse:

    Natalia, td bem ?

    Como o anticoncepcional Yaz tem 28 comprimidos (24 comprimidos ativos e 4 inativos), deve iniciar pela primeira vez no primeiro dia de menstruação, tomar um comprimido por dia e durante 28 dias. Seguir rigorosamente a ordem das setas (não trocar um comprimido ativo por um inativo, OK ?) Deve-se iniciar uma nova cartela assim que terminar a cartela com 28 comprimidos. Um novo ciclo irá se iniciar. E assim sucessivamente. E o uso da camisinha é primordial em todas as relações durante todo o primeiro mês de uso.
    Esperamos que esteja sob orientação ginecológica.

    Att,
    meuanticoncepcional

  12. rafa disse:

    estou tomando o yaz ja fazem 4 meses, nunca esqueci e sempre cumpro o horário. coloquei um comprimido na bolsa e acabei perdendo e então tomei outro no lugar. agora estou com medo, tomar um comprimido a menos da cartela corta o efeito?

  13. admin disse:

    Rafa, td bem ?

    Compre uma cartela extra para repor o comprimido que ficará faltando no final da cartela. Você tem que respeitar a duração exata de cada cartela para obter 99% de eficácia, OK ?

    Att,
    meuanticoncepcional

  14. Talitiane disse:

    Olá comecei a tomar o anticoncepcional assim que desceu pra mim ,E como diz vocês deve tomar os 24 comprimidos sem nenhuma pausa…que dizer pausa so depois de tomar os 24 comprimidos ne ?
    Mais ja faz 9 dias que estou tomando o anticoncepcional nas horas certas e sem nenhum esquecimento e ainda não parou de descer,vou ser mais clara ne bem aqueles montes de sangue e so tipo uma secreção de sangue escuro,mais agora ta claro e bem pouco como se quiser parar e não para ?

  15. admin disse:

    Talitiane, td bem ?

    Você tem que tomar os 24 comprimidos (um por dia) e fazer uma pausa de 4 dias. Deve-se iniciar a pausa no quinto dia, logo após a pausa de 4 dias.
    O que está tendo é sangramento de escape (fora de época). É comum de acontecer no período de adaptação – 3 primeiros meses.
    Mas se caso continuar após esse período, sugerimos que marque uma consulta ginecológica.
    E não pare de tomar o anticoncepcional, OK?

    OBS: O uso da camisinha no primeiro mês de uso é primordial, OK ?

    Att,
    meuanticoncepcional

  16. nara disse:

    Esqueci de tomar o ultimo comprimido da cartela a noite, tomei no outro dia de manhã, que seria o primeiro dia da pausa. Eu conto 4 dias normalmente e volto a tomar no 5° dia normal?

  17. admin disse:

    Nara, td bem ?

    Cabe somente ao seu ginecologista orientá-la de como deve proceder.
    Então entre em contato, relate o que aconteceu e peça orientação.
    E use camisinha até o final dessa nova cartela, por precaução.

    Att,
    meuanticoncepcional

  18. Babi disse:

    Tomei Yas por um ano e meio fiquei quase um ano sem tomar e engravidei- 2 meses apos o parto comecei a tomar novamente mais minha mestruação não estava descendo a ginecologista me disse qe era normal apos o parto ela desrregular e falou qe eu poderia começar a tomar sem estar mestruada. No mesmo dia comecei a toma-lo novamente faltando uns 7 comprimdos para a catela acabar minha mestruação veio fiquei duas semanas mestruada finalizei a cartela esperei a pausa de 4 dias e comecei a toma-lo novamente ai minha mestruação foi embora no segundo comprimido da segunda cartela. agora estou no meio da cartela e parece que minhs mestruação esta querendo descer novamente. Isso é normal acontecer tomando yas. pois da outra vez qe tomava nunca tive problemas minha mestruação vinha corretamente de acordo com o ultimo dia da pausa

  19. admin disse:

    Babi, td bem ?

    O que está tendo é sangramento de escape (fora de época). É comum de acontecer no período de adaptação – 3 primeiros meses.
    Mas se caso continuar após esse período, sugerimos que marque uma consulta ginecológica.
    E não pare de tomar o anticoncepcional, OK?

    Att,
    meuanticoncepcional

  20. elaine disse:

    Olá, já tomo yaz a algum tempo , e tem uns 4 meses que estou tomando sem pausa , mas agora começou a vim sangramentos contínuos sem cessar ,menos que a mestruação mas vem sempre e acompanhado de cólicas, ou seja todos os dias, o que deve fazer ? Tenho que trocar de anticoncepcional ? , corro algum risco ? Lembrando que não esqueci de tomar nenhum dia e sempre no mesmo horário

  21. admin disse:

    Elaine, td bem ?

    Escapes podem acontecer no período de adaptação – 3 primeiros meses – e forma desse período.
    Mas se tornar de forma contínua esse sangramento, sugerimos que marque uma consulta ginecológica para saber a causa.
    Se sempre toma de forma correta, usou camisinha no primeiro mês de uso e está sob orientação ginecológica, é improvável que esteja grávida. E não pare de tomar o anticoncepcional, OK?

    Att,
    meuanticoncepcional

  22. Luana Alves disse:

    Olá, boa noite
    Tomei o anticoncepcional Yasmin por quase dois anos, mas minha ginecologista pediu para que eu trocasse pelo Yaz, porém ela não me explicou como tomava, e assustei quando vi comprimidos a mais. Como a consulta dela demora muito, comecei a tomar sem me informar corretamente de como eu deveria realmente tomar, segui a cartela como se ainda estivesse tomando o Yasmin, tomei somente 21 comprimidos da cartela do Yaz, comecei a tomar no dia em que era para ser tomado, segui a mesma rotina com a pausa de 7 dias, meu ciclo continuou o mesmo, já tomei 4 cartelas assim, o que devo fazer? Se eu seguir a cartela completa do Yaz, meu ciclo irá mudar novamente? Tive relações sem outro método de proteção, corro risco de ficar grávida?
    Desde já agradeço muito pela atenção.

  23. admin disse:

    Luana, td bem ?

    Você fez uso do anticoncepcional Yaz de forma errada. O certo é tomar 24 comprimidos ativos e consequentemente dar pausa de 4 dias. Nesta pausa ocorrerá a menstruação.
    O uso da camisinha é primordial no primeiro mês de uso da pílula pois sua eficácia ainda não é garantida.
    Então sugerimos que continue tomando normalmente o anticoncepcional, use camisinha em todas as relações e marque uma consulta com seu ginecologista para ver se está tudo OK.
    E faça o teste de sangue para descartar qualquer possibilidade de gravidez.

    Att,
    meuanticoncepcional

  24. silvania disse:

    queria comecar tomar yas mas minha menstruação ja veio ,posso tomar assim mesmo ,e gostaria de saber pois tenho facilidade de engordar ele engorda

  25. admin disse:

    Silvania, td bem ?

    Se engorda ou não, depende de cada organismo.
    O que influencia no peso, geralmente, são os hábitos alimentares e estilo de vida.

    O indicado é iniciar o uso no primeiro dia de menstruação.
    Mas entre em contato com seu ginecologista e veja se tem problema iniciar o uso após essa data.
    E o uso da camisinha é primordial enquanto não estiver fazendo uso da pílula e também tem que usar durante todo o primeiro mês de uso do Yaz.

    Att,
    meuanticoncepcional

  26. Lilian disse:

    Olá
    Tenho uma dúvida, faz 7 dias desde que comecei a tomar o anticoncepcional Yaz 24+4, no primeiro dia da menstruação, só que dura em torno de 4/5 dias mas até agora não parou, só diminuiu a quantidade, quanto tempo demora para se adaptar, para ficar certo os dias ?

  27. Gabrielle disse:

    Se eu não tomar o comprimido no mesmo horário posso engravidar

  28. admin disse:

    Gabrielle, td bem ?

    O ideal é sempre tomar no mesmo horário.
    Mas se aleatoriamente atrasar no horário até 12 horas do horário habitual, não tem problema. Mas que isso não se torne uma rotina.

    Att,
    meuanticoncepcional

  29. admin disse:

    Lilian, td bem ?

    O que está tendo é sangramento de escape (fora de época). É comum de acontecer no período de adaptação – 3 primeiros meses.
    Mas se caso continuar após esse período, sugerimos que marque uma consulta ginecológica.
    E não pare de tomar o anticoncepcional, OK?

    Att,
    meuanticoncepcional

  30. Letícia disse:

    Olá, eu comecei a tomar o Yaz antes de ontem, mas muitas amigas minhas me disseram que ele engorda e da celulite, eu tenho 17 anos e gostaria de saber se há muita reclamação sobre isso? ouvi falar também sobre o “aixa” ele é melhor? Mais recomendado?

  31. admin disse:

    Letícia, td bem ?

    Se engorda ou não, depende de cada organismo.
    O que influencia no peso, geralmente, são os hábitos alimentares e estilo de vida.

    Se foi receitado pelo seu ginecologista após fazer vários exames e analisar o histórico familiar, pode confiar. Afinal ele é a única pessoa capacitada para te orientar.

    Att,
    meuanticoncepcional

  32. Mari disse:

    Olá,
    Tomo Yaz há aprox 10 meses, e de um tempo pra cá, a minha menstruação começou a vir pouca, escura e pegajosa. Nunca tive relações sem preservativo. Devo me preocupar?

  33. admin disse:

    Mari, td bem ?

    É normal com o decorrer do uso do anticoncepcional o fluxo menstrual e a duração do ciclo menstrual diminuírem. E pode até cessar. Mas se chegar a cessar, sugerimos que entre em contato com o ginecologista. E nunca pare de tomar o anticoncepcional sem orientação médica.

    Se faz o uso de forma certa e sempre sob orientação ginecológica, está 99% protegida desde segundo mês de uso.

    Att,
    meuanticoncepcional

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!