18/01
segunda-feira
 

Tudo sobre o anticoncepcional Yaz

 

1-)Como é o uso do anticoncepcional Yaz?

Trata-se de uma cartela de 24 pílulas contendo cada uma 3 mg de drosperinona e 0,02 mg de etinilestradiol. A maneira correta de tomar é uma pílula por dia( Comece pelo 1º dia do ciclo menstrual, e continue sempre no mesmo horário para que sua eficácia tenha mais valor) durante 24 dias e 4 dias de repouso.A menstruação irá descer aproximadamente no terceiro ou quarto dia de pausa,ou até mesmo no dia que iniciar nova cartela.Use camisinha durante o primeiro mes e com certeza a partir do segundo mes já estará protegida.

2-)Como funciona o organismo de quem toma o anticoncepcional Yaz?

O anticoncepcional Yaz,como é de baixa dosagem hormonal,poderá reduzir o fluxo menstrual durante o uso.Ou seja,a duração e intensidade do sangramento poderá diminuir e até pode acontecer de não vir(muito raro de acontecer).Durante os três primeiros meses(prazo de adaptação,poderá ocorrer sangramento de escape.Mas o efeito contraceptivo continua.Mas este sangramento poderá continuar após o prazo de adaptação.Se isso acontecer,converse com o seu ginecologista.Lembre-se:tomar todo dia o comprimido,de preferência no mesmo horário,não vomitar ou ter diarréia intensa(aquelas que você passa o dia inteiro no banheiro) dentre 3 a 4 horas após a tomada do remédio(pois o anticoncepcional leva umas 4 horas para ser dissolvido totalmente pelo organismo).Assim o efeito contraceptivo será garantido,mas somente a partir da terceira cartela.Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

3-)O anticoncepcional Yaz reduz o fluxo menstrual?

Sim, o Yaz ajuda o fluxo e os dias de menstruação diminuir é normal, e pode até acontecer de não vir.Isto está na bula.

4-)Quando o anticoncepcional Yaz começa a fazer efeito?

É aconselhado que se use um outro tipo de prevenção (na própria bula do remédio fala que a primeira cartela o efeito não é total) durante o primeiro mês. Por isso recomenda-se o uso da camisinha. Só a partir da segunda cartela que o efeito é confiável e garantido.

5-)Como o anticoncepcional previne a gravidez?

Os hormônios contidos em Yaz previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino).

6-)O que fazer com o calendário-adesivo?

Dentro do cartucho do medicamento há um calendário-adesivo com 7 tiras adesivas mostrando os dias da semana. Retire a tira que corresponde ao dia do seu início de uso (ex: se você menstruou na segunda, tire a tira que tem segunda no início) e cole no blíster no espaço indicado para a mesma, de modo que o dia da semana correspondente ao “início” fique exatamente acima do comprimido de número 1. Siga a direção das flechas, até que tenha tomado todos os 24 comprimidos. Terminados os comprimidos da cartela, realize uma pausa de 4 dias. Nesse período vai ocorrer a menstruação. Inicie a nova cartela no quinto dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.

7-)O anticoncepcional Yaz combate a TPM?

O anticoncepcional Yaz, veio com o intuito de diminuir consideravelmente os sintomas de TPM como a oscilação de humor, dor de cabeça, choro fácil, aumento do apetite, inchaço da insônica e também de reduzir o fluxo menstrual além, é claro de evitar a gravidez.

8-)O regulador intestional fitoterápico que se chama “Plantaben’ interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz?

Não interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz pois é um regulador intestinal e sua composição não prejudica a eficácia do anticoncepcional.

9- )O anticoncepcional Yaz engorda?

As pílulas anticoncepcionais hormonais combinadas monofásicas orais, do tipo do Yaz, não engordam nem emagrecem. Vale lembrar que o Yaz é um anticoncepcional moderno, com uma baixa dosagem hormonal, mantendo a mesma eficácia de qualquer outro anticoncepcional hormonal

10-)A partir de quando o anticoncepcional Yaz começa a ter eficácia?

Segundo os fabricantes,a eficácia começa a fazer efeito a partir da primeira cartela.Mas começa mesmo a fazer efeito a partir da terceira cartela pois o organismo está se acostumando com o anticoncepcional.Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

OBS:Lembre-se que nenhum anticoncepcional protege de DST.Por isso o uso da camisinha é necessário.E antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional,marque uma consulta com o ginecologista.Tomar medicamento por conta própria é um perigo para a saúde da mulher.

 

Comentários (276)

Marcela disse em 29/07/2013:

PRECISO DE AJUDA

Fui tomar o anticoncepcional hoje, e percebi que tomei na ordem errada, tomei o de segunda ontem e o de domingo hoje. Alguém sabe se isso muda alguma coisa ?

mari disse em 08/08/2013:

marcela, não faz diferença, desde que tenha tomado no horario certo e dps seguido corretamente a cartela..

Camila disse em 14/08/2013:

Estou no quarto mês do anticoncepcional Yaz, mês passado não menstruei, fiz teste de gravidez e deu negativo, esse mês, faltando 3 comprimidos para o final da cartela desceu. Isso pode acontecer? Tenho endometriose por isso tomo anticoncepcional, será que o remédio perdeu a eficácia? Obrigada desde já.

debora disse em 21/08/2013:

Oi, na verdade eu queria saber, Eu tomei o yaz por dois dias e nao tomei mais, tive relaçao com meu esposo sem camisinha,agora estou sentindo enjou,dor no seios ,muito sono,e dor de cabeça .sera que eu estou gravida?

Daniela disse em 22/08/2013:

bom tenho 20 anos e tenho o hpv e descobri que tenho cisto no ovario,comecei tomar anticoncepcional belera ai meu medico me passou ciclo 21 engordei 7kls affe odiei isso, minha amiiga toma yaz queria começar a tomar o que vcs achaa?
Obriigadaaa bjim

Larissa disse em 05/09/2013:

Olá, estou tomando o anticoncepcional yaz a quatro meses, e a minha menstruação desce sempre no quarto dia. Isso é normal? Agradeço desde já!

Angela disse em 05/09/2013:

Por Favor!!Uma pergunta. Tomo yaz por 2 anos e nos ultimos 56 dias tomei direto,lembro de ter esquecido um dia de tomar. Parei fazem 22 dias e nada de menstruar, é normal. Desde já agradeço.

Gabriela disse em 16/09/2013:

Olá,
Eu esqueci de tomar o 6º comprimido… Meu horário habitual é as 21:00hs da noite. Tomei no dia seguinte ás 08:00 da manhã.. Tive relações sexuais dois dias antes. Corro risco de estar grávida? Obrigada , aguardo anciosa.

Taís disse em 19/10/2013:

O remédio Fluxene para emagrecer pode atrapalhar o efeito do yaz? Obrigado. Aguardo pela resposta o mais rápido possível.

Juliana disse em 24/10/2013:

olá boa noite! Se eu quizer engravidar assim que eu parar de tomar o anticoncepcional eu consigo? Obg

leticia disse em 09/11/2013:

Oi, já faz mais ou menos 3 meses que estou tomando Yaz, na primeira cartela o sangue nao desceu, mas na metade da segunda comecei a menstruar e já no final da terceira ainda estou menstruando, nao sei mais o que eu faço. Já estou mestruando a um mes e meio direto. O que há de errado?

Andressa disse em 13/11/2013:

Preciso muito de ajuda. Hoje é quarta e eu esqueci de tomar o comprimido de terça (tomo 14 h da tarde). Hoje, as 9 h eu tomei o de ontem. Mas, tive relações na sexta-feira. Estou com muito medo. Alguém esclareça a minha duvida. Estou grávida?

Su disse em 14/11/2013:

Precisei emendar a cartela…posso?? Fiquei preocupada pq não tinha na bula esta indicação…e não consegui falar com minha ginecologista.

Bruna disse em 24/11/2013:

Tomo Yaz tem 1 ano e 4 meses e minha regra foi diminuindo consideravelmente a cada pausa sempre vinha no 4 dia mas nessa ultima pausa não desceu nada! corro o risco de ter ficado gravida? estou tomando o yaz ainda…era pra vir até dia 19/11 mas até agora nada. sempre tomo no mesmo horário e naum deixei de tomar nenhum dia.

Anderson disse em 25/11/2013:

Minha namorada está na ultima pílula da primeira cartela. É possível termos relações essa semana mesmo sem o uso de outros preservativos?

Laura disse em 08/12/2013:

Oi! Tomo o Yaz ja faz 5 anos, percebo que nesses ultimos meses andou descendo um poucono meio do mes(uns dois dias), mesmo tomando certinho o remédio? Tenho dúvidas sobre o efeito dele, tenho que trocar de remédio quando se ja passou um certo tempo que tomo o mesmo? O que poderia ser isso? Obrigada

Tamires disse em 12/12/2013:

Socorro, to com medo de tomar o yaz, o gine me passou ele dizendo que é um dos mais modernos… Mas li que tomando ele, pode não descer… Mas vindo minha mesntruação é a unica certeza de que não estou grávida… Tenho medo de não descer e eu ficar morrendo pelos cantos achando que estou grávida… Tenho pavor, e agora? D:

Mari disse em 04/01/2014:

Olá,bom dia !
Acabei de tomar a segunda cartela de Yaz, na primeira a pausa funcionou corretamente, a menstruação desceu no primeiro dia de repouso…. A segunda cartela pode ser garantida ?

Tata disse em 04/01/2014:

Posso emendar uma cartela na outra para não menstruar mais?

Thauane disse em 17/01/2014:

Minha ginecologista mandou eu tomar 21 dias e pausa de 7 na cartela tem 24 comprimidos to perdida…como será que tenho q tomar??? tomo os 21 e retorno na mesma cartela???

natacha disse em 20/01/2014:

Oie,fui na medica e ela me passou o Yas.e nao falou nada que so fazia efeito depois do primeiro mes.nesse primeiro mes tive relação sem camisinha.Qual o risco de engravidar?

Camila disse em 21/01/2014:

Oi gostaria de saber se o anticoncepcional Yaz engorda? estou na 5º pílula hoje. Obrigada!

Fernanda disse em 14/02/2014:

Gostaria de saber se posso emendar uma cartela na outra sem interrupção.

taiane disse em 27/02/2014:

depois de quanto tempo q eu começar a tomar a pi ula eu posso ter relação sem camisinha

NÍVEA disse em 28/02/2014:

O yaz é indicado para ovário policistos?

Leticia disse em 08/04/2014:

Ola bom dia o meu remedio acabou na sexta e tivi relaçoes no domingo corro risco de engravida…

Deixe um comentário