18jan

Tudo sobre o anticoncepcional Yaz

18 de janeiro de 2010

1-)Como se faz o uso do anticoncepcional Yaz?

Trata-se de uma cartela de 24 pílulas contendo cada uma 3 mg de drosperinona e 0,02 mg de etinilestradiol. A maneira correta de tomar é uma pílula por dia( Comece pelo 1º dia do ciclo menstrual, e continue sempre no mesmo horário para que sua eficácia tenha mais valor) durante 24 dias e 4 dias de repouso.A menstruação irá descer aproximadamente no terceiro ou quarto dia de pausa,ou até mesmo no dia que iniciar nova cartela.Use camisinha durante o primeiro mes e com certeza a partir do segundo mes já estará protegida.

2-)Como funciona o organismo de quem toma o anticoncepcional Yaz?

O anticoncepcional Yaz,como é de baixa dosagem hormonal,poderá reduzir o fluxo menstrual durante o uso.Ou seja,a duração e intensidade do sangramento poderá diminuir e até pode acontecer de não vir(muito raro de acontecer).Durante os três primeiros meses(prazo de adaptação,poderá ocorrer sangramento de escape.Mas o efeito contraceptivo continua.Mas este sangramento poderá continuar após o prazo de adaptação.Se isso acontecer,converse com o seu ginecologista.Lembre-se:tomar todo dia o comprimido,de preferência no mesmo horário,não vomitar ou ter diarréia intensa(aquelas que você passa o dia inteiro no banheiro) dentre 3 a 4 horas após a tomada do remédio(pois o anticoncepcional leva umas 4 horas para ser dissolvido totalmente pelo organismo).Assim o efeito contraceptivo será garantido,mas somente a partir da terceira cartela.Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

3-)O anticoncepcional Yaz reduz o fluxo menstrual?

Sim, o Yaz ajuda o fluxo e os dias de menstruação diminuir é normal, e pode até acontecer de não vir.Isto está na bula.

4-)Quando o anticoncepcional Yaz começa a fazer efeito?

É aconselhado que se use um outro tipo de prevenção (na própria bula do remédio fala que a primeira cartela o efeito não é total) durante o primeiro mês. Por isso recomenda-se o uso da camisinha. Só a partir da segunda cartela que o efeito é confiável e garantido.

5-)Como o anticoncepcional previne a gravidez?

Os hormônios contidos em Yaz previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino).

6-)O que fazer com o calendário-adesivo?

Dentro do cartucho do medicamento há um calendário-adesivo com 7 tiras adesivas mostrando os dias da semana. Retire a tira que corresponde ao dia do seu início de uso (ex: se você menstruou na segunda, tire a tira que tem segunda no início) e cole no blíster no espaço indicado para a mesma, de modo que o dia da semana correspondente ao “início” fique exatamente acima do comprimido de número 1. Siga a direção das flechas, até que tenha tomado todos os 24 comprimidos. Terminados os comprimidos da cartela, realize uma pausa de 4 dias. Nesse período vai ocorrer a menstruação. Inicie a nova cartela no quinto dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.

7-)O anticoncepcional Yaz combate a TPM?

O anticoncepcional Yaz, veio com o intuito de diminuir consideravelmente os sintomas de TPM como a oscilação de humor, dor de cabeça, choro fácil, aumento do apetite, inchaço da insônica e também de reduzir o fluxo menstrual além, é claro de evitar a gravidez.

8-)O regulador intestional fitoterápico que se chama “Plantaben’ interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz?

Não interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz pois é um regulador intestinal e sua composição não prejudica a eficácia do anticoncepcional.

9- )O anticoncepcional Yaz engorda?

As pílulas anticoncepcionais hormonais combinadas monofásicas orais, do tipo do Yaz, não engordam nem emagrecem. Vale lembrar que o Yaz é um anticoncepcional moderno, com uma baixa dosagem hormonal, mantendo a mesma eficácia de qualquer outro anticoncepcional hormonal

10-)A partir de quando o anticoncepcional Yaz começa a ter eficácia?

Segundo os fabricantes, a eficácia começa a fazer efeito a partir da primeira cartela. Mas começa mesmo a fazer efeito a partir da terceira cartela pois o organismo está se acostumando com o anticoncepcional. Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

OBS:Lembre-se que nenhum anticoncepcional protege de DST.Por isso o uso da camisinha é necessário.E antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional, marque uma consulta com o ginecologista.Tomar medicamento por conta própria é um perigo para a saúde da mulher.

Compartilhe:

Comentários

  1. admin disse:

    Babi, td bem?

    Se foi a sua ginecologista quem lhe receitou o anticoncepcional Yaz, pode confiar.
    Ele é considerado um anticoncepcional “moderno”, com baixa taxa hormonal e é diurético.

    Att,
    meuanticoncepcional

  2. wiliane disse:

    O yaz deve ser tomado em jejum?

  3. admin disse:

    Williane, td bem?

    Não precisa. Tenha um horário bom e fixo para não haver esquecimentos na tomada.

    Att,
    meuanticoncepcional

  4. samanta disse:

    ola.tomei alem da conta de 24 dias e agora nao quer descer minha menstruacao.deu algum problema?

  5. samanta disse:

    tomei alem da conta de 24 dias.e agora nao quer descer a minha menstruacaodeu algum problema?

  6. admin disse:

    Samanta, td bem?

    Você ao invés de ter tomado 24 comprimidos tomou a mais? Se isso aconteceu, o ciclo menstrual pode ficar desregulado.
    Sugerimos que consulte o seu ginecologista para ver como se proceder nesse caso.

    Att,
    meuanticoncepcional

  7. Sabrina disse:

    Ola.
    Estou tomando o Yaz (original)a 4 meses , todo direto sem pausa (a pedido da minha gineco) . Essa semana perdi minha cartela e na farmacia só tinha o GENERICO do Yaz,será q é a mesma coisa?

  8. admin disse:

    Sabrina, td bem?

    Não é a mesma coisa. Não pode trocar o anticoncepcional sem a orientação do seu ginecologista. Vá em outra farmácia e continue tomando Yaz, ou consulte o seu médico. Se trocar de pílula sem orientação médica e se não usar camisinha, corre risco de engravidar.

    Leia o seguinte link para entender: http://www.meuanticoncepcional.com/anticoncepcional/nunca-tome-anticoncepcional-sem-indicacao-medica/

    Att,
    meuanticoncepcional

  9. jessica disse:

    A tempos não tomava anticoncepcional. Voltei a usar esse mês dia 29/09 no primeiro dia do meu ciclo mestrual. Porém, continuo mestruando. Claro que não mais com tanta intensidade. isso é normal? Quanto tempo ficarei assim?

  10. janaina disse:

    oi estou na primeira cartela de yaz to no decimo comprimido e é a primeira vez q tomo anticoncepcional mas to sentido inchaço e uma dor disconfortavel nos seios.minha mestruação ja foi embora mas estou com um pequeno escorrimento escuro.isso é normal?quero saber se devo ou não continua tomando yaz?

  11. admin disse:

    Jessica, td bem?

    O sangramento fora de época que está tendo se chama sangramento de escape. É normal acontecer no período de adaptação – 3 primeiros meses. Agora se continuar após período de adaptação, sugerimos consultar o seu ginecologista.

    Leia o seguinte link para ficar mais por dentro: http://www.meuanticoncepcional.com/category/sangramento-de-escape/

    Att,
    meuanticoncepcional

  12. beatriz disse:

    Ola tomei o yaz durante 1 ano e meio e parei ja faz 1 mes quanto tempo levo para engravidar ? Pf me respondam

  13. admin disse:

    Beatriz, td bem?

    Quando se toma por um tempo o anticoncepcional e para de tomar, a menstruação pode demorar um pouco para descer. Depende de cada organismo. Mas se demorar muito, sugerimos que marque uma consulta com o ginecologista para ver se está tudo OK. E como pretende engravidar o acompanhamento ginecológico é primordial.

    Leia esse link para ficar mais por dentro do assunto: http://www.meuanticoncepcional.com/anticoncepcional/parada-na-tomada-da-pilula-para-engravidar/
    http://www.meuanticoncepcional.com/anticoncepcional/aprenda-pilula-nao-atrapalha-a-mulher-a-engravidar/

    Att,
    meuanticoncepcional

  14. Leticia disse:

    Olá Dr.
    Socorro!! Tomo a pílula YAZ desde 04.12.2013 tudo certinho, sem falhas, alguns meses emendando, outros dando a pausa de 4 dias. Contudo, terminei o namoro e desleixei. A última cartela acabou no dia 11.09.2014 e eu só iniciei a nova cartela no dia 24.09.14 (fora do ciclo menstrual). Ontem (12.10.14 , estava no 18º comprimido da cartela) tive relação sem camisinha, existe algum risco de gravidez?

  15. admin disse:

    Leticia, td bem?

    Como teve relação sem proteção no primeiro mês de uso (cuja eficácia ainda não é 99% garantida e por isso o uso da camisinha nessa primeira cartela é primordial), sugerimos que continue tomando normalmente o anticoncepcional, use camisinha em todas as suas relações e marque uma consulta com o ginecologista para ver se está tudo OK e para orienta-la. Se quiser sanar a sua dúvida, faça o teste de sangue. Mas o acompanhamento ginecológico é primordial.
    OBS: Consideramos primeiro mês pois ficou dias sem tomar.

    Att,
    meuanticoncepcional

  16. admin disse:

    Janaina, td bem?

    Inchaço é normal no período de adaptação – 3 primeiros meses.
    Com relação a dor no seio e corrimento escuro, sugerimos que procure orientação do seu ginecologista para ver se há alguma relação com o anticoncepcional e se tiver para, talvez, trocar de método contraceptivo.

    Att,
    meuanticoncepcional

  17. Cáritas disse:

    Olá boa noite. Estou tomando YAZ há dois meses apenas. Antes dele tomava o mínima. Tenho um pequeno probleminha de sobrepeso, nada além do limite. Mas percebi que após o uso do YAZ eu comecei a ter celulites, coisa que eu não tinha mesmo com esse sobrepeso, quando eu tomava o mínima. Estou muito triste e preocupada e gostaria de saber se isso é normal, se vai reduzir com o tempo ou se vou precisar voltar para o minima.

  18. admin disse:

    Cáritas, td bem?

    A pílula não é a culpada pelo surgimento da celulite. O que pode acontecer é algumas mulheres que retém líquido e incham um pouco mais, a celulite fica um pouco mais evidente.
    Converse com a sua ginecologista a respeito disso e se é melhor trocar de método contraceptivo.

    Leia o seguinte link: http://www.meuanticoncepcional.com/anticoncepcional/saiba-contraceptivo-nao-causa-celulite-na-mulher/

    Att,
    meuanticoncepcional

  19. Larissa disse:

    oi, eu queria saber se esse anticoncepcional Yaz, reduz a acne?
    é a primeira vez que vou tomar eu gostaria de saber se é verdade isso que o ginecologista falou?

  20. admin disse:

    Larissa, td bem?

    Se foi o seu ginecologista quem lhe receitou Yaz para tratar da acne, pode confiar. Afinal ele estou anos e é a única pessoa capacitada para te orientar.
    Os anticoncepcionais atuais (e o Yaz está incluso) vem com o propósito de além da contracepção, trazer outros benefícios para a mulher, como por exemplo diminuição da oleosidade da pele.

    Att,
    meuanticoncepcional

  21. diana disse:

    Oi eu estou tomando o YAZ faz um mês, e queria saber enquanto tempo eu posso ver o resultado na melhora da acne na pele..

  22. Jho disse:

    Olá! Tomo yaz a um ano mais ou menos nesse mês interrompi a cartela do decimo primeiro dia da cartela dei a pausa de 4 dias e nesse período mestruei normalmente e reiniciei a mesma cartela no decimo sexto dia tomei 4 piluas e a quinta e a sexta tomei juntas pq esqueci nesse período tive relação sexual então parei de tomar no sexo dia já se passaram 4 dias e não mestruei …Corro risco de estar GRAVIDA??????????????

  23. admin disse:

    Ola, td bem?

    Como “parou” durante a cartela, teve esquecimento na cartela e teve relação sem proteção, há possibilidade.
    Sugerimos que continue tomando normalmente o anticoncepcional, use camisinha em todas as suas relações (por precaução) e marque uma consulta com o seu ginecologista para ver se está tudo OK. Se quiser sanar sua dúvida, faça o teste de sangue.
    OBS: Se teve relação desprotegida uma semana antes do esquecimento, comunique o fato imediatamente ao seu ginecologista.

    Att,
    meuanticoncepcional

  24. admin disse:

    Diana, td bem?

    Depende de cada organismo. Mas geralmente depois do período de adaptação – 3 primeiros meses – há a melhora na acne.

    Att,
    meuanticoncepcional

  25. mayara viega disse:

    Olá! Depois que paro de tomar a pílula, vem o sangramento, se eu não tomar novamente o remédio mais, quanto tempo vai demorar pra vim novamente a menstruação?

  26. admin disse:

    Mayara, td bem?

    Depende de cada organismo. Não tem como mensurar. Pode ser que venha com menos de um mês na parada ou com alguns meses.
    Mas só suspende o uso se for sob orientação ginecológica, principalmente se não quiser engravidar.

    Att,
    meuanticoncepcional

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!