18jan

Tudo sobre o anticoncepcional Yaz

18 de janeiro de 2010

1-)Como se faz o uso do anticoncepcional Yaz?

Trata-se de uma cartela de 24 pílulas contendo cada uma 3 mg de drosperinona e 0,02 mg de etinilestradiol. A maneira correta de tomar é uma pílula por dia( Comece pelo 1º dia do ciclo menstrual, e continue sempre no mesmo horário para que sua eficácia tenha mais valor) durante 24 dias e 4 dias de repouso.A menstruação irá descer aproximadamente no terceiro ou quarto dia de pausa,ou até mesmo no dia que iniciar nova cartela.Use camisinha durante o primeiro mes e com certeza a partir do segundo mes já estará protegida.

2-)Como funciona o organismo de quem toma o anticoncepcional Yaz?

O anticoncepcional Yaz,como é de baixa dosagem hormonal,poderá reduzir o fluxo menstrual durante o uso.Ou seja,a duração e intensidade do sangramento poderá diminuir e até pode acontecer de não vir(muito raro de acontecer).Durante os três primeiros meses(prazo de adaptação,poderá ocorrer sangramento de escape.Mas o efeito contraceptivo continua.Mas este sangramento poderá continuar após o prazo de adaptação.Se isso acontecer,converse com o seu ginecologista.Lembre-se:tomar todo dia o comprimido,de preferência no mesmo horário,não vomitar ou ter diarréia intensa(aquelas que você passa o dia inteiro no banheiro) dentre 3 a 4 horas após a tomada do remédio(pois o anticoncepcional leva umas 4 horas para ser dissolvido totalmente pelo organismo).Assim o efeito contraceptivo será garantido,mas somente a partir da terceira cartela.Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

3-)O anticoncepcional Yaz reduz o fluxo menstrual?

Sim, o Yaz ajuda o fluxo e os dias de menstruação diminuir é normal, e pode até acontecer de não vir.Isto está na bula.

4-)Quando o anticoncepcional Yaz começa a fazer efeito?

É aconselhado que se use um outro tipo de prevenção (na própria bula do remédio fala que a primeira cartela o efeito não é total) durante o primeiro mês. Por isso recomenda-se o uso da camisinha. Só a partir da segunda cartela que o efeito é confiável e garantido.

5-)Como o anticoncepcional previne a gravidez?

Os hormônios contidos em Yaz previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino).

6-)O que fazer com o calendário-adesivo?

Dentro do cartucho do medicamento há um calendário-adesivo com 7 tiras adesivas mostrando os dias da semana. Retire a tira que corresponde ao dia do seu início de uso (ex: se você menstruou na segunda, tire a tira que tem segunda no início) e cole no blíster no espaço indicado para a mesma, de modo que o dia da semana correspondente ao “início” fique exatamente acima do comprimido de número 1. Siga a direção das flechas, até que tenha tomado todos os 24 comprimidos. Terminados os comprimidos da cartela, realize uma pausa de 4 dias. Nesse período vai ocorrer a menstruação. Inicie a nova cartela no quinto dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.

7-)O anticoncepcional Yaz combate a TPM?

O anticoncepcional Yaz, veio com o intuito de diminuir consideravelmente os sintomas de TPM como a oscilação de humor, dor de cabeça, choro fácil, aumento do apetite, inchaço da insônica e também de reduzir o fluxo menstrual além, é claro de evitar a gravidez.

8-)O regulador intestional fitoterápico que se chama “Plantaben’ interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz?

Não interfere na eficácia do anticoncepcional Yaz pois é um regulador intestinal e sua composição não prejudica a eficácia do anticoncepcional.

9- )O anticoncepcional Yaz engorda?

As pílulas anticoncepcionais hormonais combinadas monofásicas orais, do tipo do Yaz, não engordam nem emagrecem. Vale lembrar que o Yaz é um anticoncepcional moderno, com uma baixa dosagem hormonal, mantendo a mesma eficácia de qualquer outro anticoncepcional hormonal

10-)A partir de quando o anticoncepcional Yaz começa a ter eficácia?

Segundo os fabricantes, a eficácia começa a fazer efeito a partir da primeira cartela. Mas começa mesmo a fazer efeito a partir da terceira cartela pois o organismo está se acostumando com o anticoncepcional. Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

OBS:Lembre-se que nenhum anticoncepcional protege de DST.Por isso o uso da camisinha é necessário.E antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional, marque uma consulta com o ginecologista.Tomar medicamento por conta própria é um perigo para a saúde da mulher.

Compartilhe:

Comentários

  1. Thania disse:

    Olá,

    No meio de setembro tive relação sexual com camisinha e ela estourou, porém ele não chegou a ejacular. Desde então não me lembro vem se a minha mestruação veio corretamente. Eu tomo yaz desde o ano retrasado e passo períodos sem menstruação durante a pausa e outros períodos com menstruação. Nesses últimos dois meses ela praticamente não veio e estou preocupada. Já sinto até uma pulsação na minha barriga de tanta neurose. Obrigada.

  2. admin disse:

    Thania, td bem?

    Se toma de forma correta, usou camisinha durante todo o primeiro mês de uso e está sob orientação ginecológica, é improvável que seja gravidez. Sugerimos que continue tomando normalmente o anticoncepcional, use camisinha em todas as suas relações (por precaução) e marque uma consulta com o seu ginecologista para ver se está tudo OK.

    Att,
    meuanticoncepcional

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!