18jan

Tudo sobre o anticoncepcional Yasmin

18 de janeiro de 2010

1-) Como se faz o uso de Yasmin?

Os comprimidos de YASMIN devem ser ingeridos por 21 dias, mantendo-se aproximadamente o mesmo horário com pequena quantidade de água. Cada nova cartela é iniciada após intervalo de 7 dias, sem a ingestão de comprimidos, durante a qual deverá ocorrer sangramento por privação hormonal ( em 2 a 3 dias após ter tomado o último comprimido). No oitavo dia (após a pausa de 7 dias) inicie nova cartela. Não estenda o prazo de intervalo pois isso poderá acarretar em ovulação.

2-) Como funciona o anticoncepcional Yasmin?

Yasmin é um contraceptivo oral combinado. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Os hormônios contidos em Yasmin previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são inibição da ovulação e alterações na secreção cervical (no colo uterino). Devido as pequenas concentrações dos dois hormônios, considera-se Yasmin um contraceptivo de baixa dose. Dessa forma, a pessoa não engorda (Yasmin retém líquido) e também não engravida (quando tomados corretamente, as chances de falha é de aproximadamente 1%). Para quem nunca usou um contraceptivo oral combinado antes, a ação contraceptiva só será garantida após a terceira cartela.

3-) Qual a função de Yasmin e sua eficácia?

Yasmin, tem a função anovulatória, ou seja, ele evita que você óvulo. Sem ovulação não existe possibilidade de gravidez. Se você tomar em horário correto, não esquecer de tomar nenhum, evitar remédios que faça com que o efeito da película diminua ( leis na bula os remédios que causam interações medicamentosas, se não apresentar vômitos ou diarréias, … a eficácia de sua pílula será mais ou menos assim….” 3 a 17 mulheres ficaram grávidas entre 10.000 mulheres que usam anticoncepção hormonal num período de um ano”.

A probabilidade de engravidar existe mas é MÍNIMA, de 0,03 a 0,17 %, quase zero.Mas lembre-se:o efeito só será mantido se a pessoa tomar,de preferência,sempre no mesmo horário.Se não tomar na hora certa,tomar em até 12 horas do horário habitual.

O maior problema é a possibilidade de se contaminar com as terríveis DSTs.

4-) O usuário de Yasmin pode tomar ao mesmo tempo tomar remédio de regime?

O remédio de regime poderá conter alguma substância que diminua a função de anticoncepção de sua pílula Yasmin.

O melhor até que o usuário tenha certeza de que este remédio não esta causando interação medicamentosa, exigir do parceiro sexual, usar sempre a camisinha.

Depois, veja os componentes da bula de seu remédio de regime e telefone no Laboratório SCHERING.

FONE :- 0800-551241.

Eles irão informar com muita atenção se existe risco ou não.

5-) Qual a eficacia da pilula yasmin para quem tem acima de 40 anos?

A eficácia de qualquer pílula anticoncepcional hormonal combinada monofásica oral, dentre as quais se enquadra o Yasmin, se tomada conforme as recomendações da bula, pode ser considerada da seguinte forma:

De 3 a 17 mulheres que usam anticoncepcional hormonal oral, poderão engravidar entre 10.000 mulheres usuárias num período de um ano.

É quase 100% de eficácia mas não é 100%.

É de 0,003 a 0,017 % de risco de ficar grávida.

A eficácia poderá ainda ser diminuida com a interação medicamentosa, que geralmente vem escrito na bula.

Eu ainda acrescentaria mais alguns dados do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) – EUA, em função de sua idade, 44 anos.

- As chances de uma mulher engravidar caem a partir dos 27 anos, quando o processo de envelhecimento dos óvulos começa a se acentuar.

- Aos 30 anos, a cada relação sexual em período fértil, o índice de gravidez é de 18%.

- Aos 40 anos, essa taxa cai para 5%.

- Aos 45 anos, para, no máximo, 1%.

- 90% dos óvulos de uma mulher de 42 anos apresentam defeitos genéticos.

- O risco de aborto espontâneo beira os 10% entre as mulheres de 20 anos.

- Entre as de 35 anos, esse perigo dobra.

6-) Yasmin é menos eficaz que a pílula Diane-35?

Todas as pílulas apresentam relativamente a mesma eficácia ou seja

” 3 a 17 mulheres usuárias de anticoncepcional ficaram grávidas entre 10.000 mulheres, num período de um ano.”.

Entre a Diane 35 e a Yasmin, existe uma grande diferença de indicação, contra indicação e efeitos colaterais.

Somente o acompanhamento ginecológico poderá fazer a mudança e a escolha certa .

7-) Na pausa de 7 dias,tem como engravidar?Precisa de usar camisinha?

Na pausa está protegida sim pois a eficácia é mantida. Mas isso é válido só para quem toma o anticoncepcional há mais de 3 meses. A partir desse prazo,a eficácia é 100% garantida (inclusive nos 7 dias de pausa) e não precisa de usar camisinha.

8-) O anticoncepcional Yasmin engorda?

O anticoncepcional não possui nenhum princípio ativo que faz engordar. “O anticoncepcional não possui calorias! Ele apenas retém uma pequena quantidade de líquido, que faz com que a mulher inche, que será eliminado quando o uso do medicamento se tornar contínuo”, fala o médico. O médico atenta para o fato de que se o organismo da mulher não se adaptar ao remédio utilizado, ele realmente a fará engordar.

9-) Durante o uso do anticoncepcional Yasmin,poderá ocorrer sangramento de escape?

Sim, poderá ocorrer no prazo de adaptação-3 meses,ou então aparecer apenas depois do prazo de adaptação.Não tem dia,prazo e duração.Vale lembrar que este sangramento de escape é normal acontecer e que não tira a eficácia do anticoncepcional.Durante o acontecido,use absorvente.

10-) A partir de quando o anticoncepcional Yasmin começa a ter eficácia?

Segundo os fabricantes,a eficácia começa a fazer efeito a partir da primeira cartela. Mas começa mesmo a fazer efeito a partir da terceira cartela pois o organismo está se acostumando com o anticoncepcional. Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

11-) A bebida alcoólica corta o efeito do anticoncepcional Yasmin?

Não. A não ser que logo após  ingerir o medicamento o usuário faça uso abusivo da bebida alcoolica a ponto de passar mal e mandar tudo para fora (vomitar vulgarmente falando). Do contrário não tem problema.

12-) O Pyloripac reduz eficácia do Yasmin?

Sim. Devido a presença da amoxicilina(500 mg), o Pyloripac IBP pode reduzir a eficácia dos anticoncepcionais orais, incluindo o Yasmin. É necessário usar camisinha durante todo o tempo de tratamento com o Pyloripac.

OBS: Lembre-se que nenhum anticoncepcional protege de DST. Por isso o uso da camisinha é necessário. E antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional, marque uma consulta com o ginecologista. Tomar medicamento por conta própria é um perigo para a saúde da mulher.

Compartilhe:

Comentários

  1. sheyla leal disse:

    Olá! O meu caso é um pouco diferente, já sou laqueada.
    Quero tomar Yasmin pq vou viajar no mês de janeiro e no dia que minha menstruação vem, vou para região de praia e não queria ficar menstruada, então gostaria de adianta-la. Se eu tomar Yasmin no dia 20 desse mês dezembro e tomar a cartela toda consigo mudar a data da menstruação. Pois a viagem é dia 29 de janeiro.Gostaria que ela viesse antes dessa data, em janeiro.

  2. sheyla leal disse:

    Olá! O meu caso é um pouco diferente, já sou laqueada.
    Quero tomar Yasmin pq vou viajar no mês de janeiro e no dia que minha menstruação vem, vou para região de praia e não queria ficar menstruada, então gostaria de adianta-la. Se eu tomar Yasmin no dia 20 desse mês dezembro e tomar a cartela toda consigo mudar a data da menstruação. Pois a viagem é dia 29 de janeiro.Gostaria que ela viesse antes dessa data, em janeiro.obg

  3. paulo disse:

    Ola,meu nome é Paulo é que eu e minha namorada tivemos relação sexual no ultimo dia da menstruação dela e ela ja tinha começado uma nova cartela! Ela corre algum risco de engravidar? Pfv respondam o mais rapido q poderem!! Agradeço desde ja!!

  4. Vanessa disse:

    Era pra mim ter tomado o comprimido de terça-feira e eu tomei o de segunda-feira tem algum problema?

  5. Fabiane disse:

    Porq esse anticonsepsional é tao caro,a possibilidade de comprar esse medicamento mas barato?

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!