18jan

Tudo sobre o anticoncepcional Tantin

18 de janeiro de 2010

1-) Como se usa o anticoncepcional Tantin?

O anticoncepcional Tantin é recomendado pelos ginecologistas para quem é muito anciosa. A cartela de Tantin contém 28 comprimidos, sendo 24 comprimidos cor de rosa com hormônios e 4 comprimidos inertes de cor branca. Iniciar tomando um comprimido cor de rosa no primeiro dia do ciclo (primeiro dia de sangramento). Assim, diariamente, durante 24 dias consecutivos, deve-se tomar 1 comprimido cor de rosa de Tantin; terminados os comprimidos cor de rosa, deve-se continuar tomando 1 comprimido branco de Tantin por mais 4 dias consecutivos, seguindo a ordem indicada no blíster. O fluxo menstrual deve ocorrer nestes dias, após o término dos comprimidos cor de rosa. A embalagem seguinte deverá ser iniciada no dia seguinte ao término dos comprimidos brancos, sem intervalo, mesmo que a hemorragia por supressão esteja em curso.

2-) O que fazer em caso de esquecimento na tomada de um comprimido de TANTIN?

Se o tempo de esquecimento for menor que 12 horas, o comprimido de TANTIN deve ser tomado assim que você se lembrar. Tome comprimido seguinte no horário habitual, mesmo que você tenha que tomar 2 comprimidos no mesmo dia.Se o tempo de esquecimento for maior que 12 horas, o efeito anticoncepcional do TANTIN pode estar comprometido. Neste caso, caso siga as mesmas orientações anteriores. Adicionalmente, é necessário adotar  um método anticoncepcional de barreira, como por exemplo a camisinha, durante 7 dias , ao mesmo tempo você deve seguir tomando diariamente os comprimidos de TANTIN, para evitar um possível sangramento.

3-) O que fazer em caso de esquecimento na tomada decomprimidos do anticoncepcional TANTIN por 2 dias consecutivos?

Você deve tomar o comprimido  do dia anterior e do dia no horário habitual associando preservativo pois o efeito contraceptivo foi comprometido. É possível ocorrer algum escape menstrual; mesmo assim, não interrompa a cartela.

4-) O que fazer em caso de vômito ou diarréia após tomar o comprimido de TANTIN?

Se você vomitou ou teve diarréia entre 3 e 4 horas após a ingestão de TANTIN, seria como estivesse esquecido de tomar. Tome outro comprimido e continue a cartela. Caso o vômito estiver relacionado ao uso do anticoncepcional contate seu medico para orientação.

5-) Antibióticos interferem com o efeito de TANTIN?

Alguns antibióticos interferem com as substancias de TANTIN. São elas: rifampicina, ampicilina e outras penicilinas e tetraciclinas. Se você tiver que fazer uso destes antibióticos, fale com seu médico a respeito.

6-) Bebida alcoólica pode interferir na eficácia de TANTIN?

O consumo de álcool não compromete a eficácia de TANTIN, desde que não ocorram vômitos dentre 3 a 4 horas após a tomada do anticoncepcional.

7-) Medicamentos para controle da febre e dores de cabeça diminuem a eficácia de TANTIN?

O paracetamol não interfere na segurança do anticoncepcional, mas aumenta a disponibilidade do hormônio circulante, aumentando seus efeitos colaterais. O efeito analgésico também é reduzido.

8- ) Se deixar o TANTIN no banheiro, dentro do carro sob o sol ou na cozinha (próximo ao fogão e geladeira), ainda a pessoa pode utilizar o medicamento normalmente ou o efeito será prejudicado?

Todo medicamento deve ficar em ambiente fresco e seco, fora do abrigo de calor excessivo e umidade, para que seja garantida sua eficácia.

9-) Se a pessoa não guardar o TANTIN em local seco, fresco e arejado,e com isso está  esfarelando ao retirá-lo da cartela,o que fazer?

Descarte esta embalagem e iniciar outra embalagem de TANTIN. Associe métodos de barreira.

10-) É melhor tomar o TANTIN com ou sem líquidos (água)?

Preferencialmente com líquidos.

11-) Não consigo ingerir o comprimido de TANTIN com água, posso tomá-lo com leite ou sucos?

Sim,como qualquer outro anticoncepcional.

12-)A partir de quando o anticoncepcional Tantin começa a ter eficácia?

Segundo os fabricantes,a eficácia começa a fazer efeito a partir da primeira cartela.Mas começa mesmo a fazer efeito a partir da terceira cartela pois o organismo está se acostumando com o anticoncepcional.Antes disso recomenda-se o uso da camisinha.

OBS: Lembre-se que nenhum anticoncepcional protege de DST. Por isso o uso da camisinha é necessário. E antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional, marque uma consulta com o ginecologista. Tomar medicamento por conta própria é um perigo para a saúde da mulher.

Compartilhe:

Comentários

  1. admin disse:

    Caroline, td bem?

    O normal é menstruar nos comprimidos brancos. Mas depende de cada organismo. Quando a mulher toma anticoncepcional por um tempo, pode diminuir bem o fluxo menstrual ou cessar.
    O importante é tomar de forma certa e estar sob orientação ginecológica.

    Att,
    meuanticoncepcional

Deixe o seu comentário!

ANÚNCIO

FACEBOOK

INSTAGRAM

TWITTER

CATEGORIAS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se e receba atualizações e não perder as novidades!