27/06
quarta-feira
 

E se a menstruação não vier?

 

Preciso saber se o medicamento anticoncepcional injetável (Mesigyna) que eu tomo pode interferir no meu ciclo menstrual? Pois já tem 4 meses que não menstruo e também não estou grávida!

Os anticoncepcionais injetáveis que contém enantato de noretisterona 50 mg e valerato de estradiol 5 mg, como o Mesigyna® (produzido pela Bayer-Schering), são administrados uma vez a cada mês pela via intramuscular. A primeira injeção deve ser administrada no primeiro dia de um ciclo menstrual, ou seja, no primeiro dia da menstruação. As injeções seguintes devem ser administradas, independentemente do padrão menstrual, em intervalos de 30 (mais ou menos 3) dias, isto é, no mínimo 27 e no máximo 33 dias. Porém, algumas farmácias aceitam administrar o produto apenas no 30º dia após a aplicação anterior, ou seja, exatamente no dia certo; nem antes, nem depois. Depois dos 33 dias não se pode contar com o grau de segurança contraceptiva necessário. Ou seja, diminui a ação contraceptiva e o risco de engravidar aumenta. Uma ou duas semanas após a primeira injeção poderá ocorrer sangramento vaginal. Com a continuação do tratamento, os episódios de sangramento serão, geralmente, em intervalos de 30 dias. Se dentro dos 30 dias posteriores à administração do produto não ocorrer sangramento, deve-se afastar a possibilidade de gravidez por meio de teste adequado.

Anticoncepcionais desse tipo, como o Mesigyna®, têm como um de seus efeitos adversos a amenorreia, que é a ausência de menstruação por 6 meses em uma mulher em idade reprodutiva e que menstruava regularmente. Esse efeito adverso pode ocorrer pelo fato de anticoncepcionais injetáveis apresentarem um perfil de liberação prolongada, podendo, portanto, ficar retidos no corpo por mais tempo que o desejável, ou por interação com outros anticoncepcionais que foram usados anteriormente. Exatamente por essas questões, a privação da menstruação pode variar sem que ocorra necessariamente a amenorreia, pode ocorrer a privação por três ou quatro meses, por exemplo. Nesses casos, consultar um médico é necessário, já que não é só o medicamento que pode causar amenorreia ou a simples privação da menstruação. Mais uma vez, é importante que com o passar do primeiro mês sem menstruar a possibilidade de gravidez seja verificada.

Dúvida de uma internauta

Não há posts relacionados

 

Comentários (48)

Rhayssa Almeida disse em 29/09/2012:

Olá, Boa Noite, vc poderia me tirar uma dúvida com urgencia POR FAVOR?
Eu tomo o Mesigyna a mais ou menos 4 anos, esse mes bem no começo do mes meios seios tava muito dolorido (tipo quando agnt senti em começo de gravidez), la pelo dia 10 do mes fiz um teste de faamacia de gravidez e deu negativo (minha mestruação é p vim la pelo dia 25 do mes e fico 3 dias), eu tomo o remedio todo dia 02 do mes, desde o dia 21/08 eu tava tomando cefalexina por conta de uma inflamação de um piercing. Hoje ja é dia 29/09 e minha mestruação n veio, veio so um risco bem pequeno de sangue bem claro na calcinha, sou casada mantenho relação sem preservativo com meu marido e ja tenho um filho. Posso estar gravida de novo???????

Rhayssa Almeida disse em 29/09/2012:

ha no mes de agosto eu mestruei no dia 26/08 e parou dia 29/08…a mestruação n veio esse mes de Setembro, sendo q hj ja é dia 29 e so teria no caso hj e amanha p mestruar!!

camila cristina disse em 09/10/2012:

estou tomando a trimestral ja acabou o praazo de 90 dias…e ainda nao desceu pea mim…quero muito engravidar oque eu faço?

Eduarda disse em 18/01/2013:

ola estou muito preocupada no mês de dezembro não tomei injeção enatado de noretisterona + valerato de extradinol e minha menstruação não veio ainda estou só com corrimento fiz o teste e deu negativo minha duvida e se e normal atracar quando não tomado a injeção.

Elis disse em 04/03/2013:

Oi, tenho 35 anos e toma a mesigyna a 11 anos, este mês de janeiro minha mesntruação não veio, igual na data certa em fevereiro tomei minha injeção, este mês de fevereiro veio só uma borra e por um dia só, e na data certa de ficar menstruada. Será que posso estar grávida?

pocarontas disse em 16/03/2013:

tomo mesygina a 4 anos mas agora ela está me dando reação por isso não tomei este mês mas ja faz 4 dias da data que eu tinha que ter tomado e ainda minha mestruação n veio,quanto tempo depois de para de usar a ingeção a menstruação tem que vim?

vanussa disse em 22/04/2013:

tomo Mesigyna a 8 meses, nao tomei a uma mes e nao tive relação porem , nao veio a mestruação só sinto dores e sintoma de mestroar mas nao vem, o que faço?

nathalya disse em 27/04/2013:

É normal menstruar na primeira vez que se toma o método injetavel? toei a minha no dia 4 e agora dia 27 minha menstruação desceu e fiquei preocupada isso é normal? Por favor me responda.desde já obrigada .

josy disse em 29/04/2013:

eu tomei a injeção injetável e vai ja fez um mês que minha menstruação não veio o que devo fazer?’ é normal?’.

Camila disse em 22/05/2013:

Olá, estou com alguns problemas.
Tomei o Diane35 por vários anos, e agora minha médica decidiu que eu trocasse o método contraceptivo por Mesigyna, porém fiz a primeira aplicação no dia 08/06/13, e no dia seguinte surgiram diversas bolinhas de alergia no meu corpo, coçavam muito.
Esperei uma semana, e fui novamente na minha médica, que me indicou outro método contraceptivo só que de via oral, que eu devo iniciar no primeiro dia da próxima menstruação, só que fiquei menstruada hoje, duas semanas após a primeira aplicação. Estou na dúvida se devo iniciar este novo tratamento agora ou esperar fechar 30 dias após a aplicação da mesigyna para então iniciar o uso deste outro medicamento.

patricia disse em 30/05/2013:

tomei a injecao deprovera depois do prazo minha menstrucao nao desceu nao estou gravida o que faco

THAIS disse em 03/06/2013:

boa noite tomo a mesigyna mais de de dois anos e como estamos na epoca de festa junina tomei dois copo pequeno de vinho quente isso pode cortar o efeito da injeção pois minha menstruação era para vir no dia 23 ate 28 mas ate o momento nada e estou muito nervosa e tenho colicas mas nada ate o momento.

alexsandra disse em 10/06/2013:

tomei injeçao de 3 meses, eu nao me lembro o nome, passei 3 meses sem mestruar e era para eu tomar dia 27 mas preferir deixar minha menstruacao descer para tomar novamente mas até hoje só desceu um pouco e parou, é normal?

Paula disse em 26/06/2013:

Olá tomo o anticoncepcional Mesigyna e esse é o segundo mês que tomei, mas a aplicação foi no bumbum, tem algum problema?? E minha menstruação não veio até agora, isso é normal??
Att. Paula.

lina disse em 08/07/2013:

não se preocupe, isto é normal, o que não pode é esquecer de tomar contando os 30 dias, podendo ser 3 dias antes, ou 3 dias depois. mas evite tomar sempre do mesmo lado do bumbum, pois ela vai inchando. experiência própria

Roberta disse em 11/07/2013 disse em 11/07/2013:

Uso esse anticoncepcional a seis anos minha ultima aplicação de Mesigyna foi em abril,maio e junho não tomei mais minha menstruação não apareceu até hoje estou estou com medo pós deis que comecei a toma minha menstruação não apareceu mais?

Adriana disse em 27/07/2013:

Ola, estou pdindo uma ajuda no mês passado parei de tomar a injeção e logo alguns dias desceu a minha mestruação agora este mês não desceu estou preocupada tomei todos cuidados.

rubya disse em 29/07/2013:

por favor tire minha duvida!
no dia 20/06 eu fiquei mestruada ai terminou a mestruacao no dia 04/07 eu tomei a mesigyna mais ate agora nao veio a minha mestruacao eu posso estar gravida
ou ela pode estar atrasada:

Ju disse em 13/08/2013:

Tomo anticoncepicional ha 3 anos, antes era o comprimido Femina e com um tempo decedi trocar para o injetavel Mesigyna. Tomei por 3 meses, porém no 3° mês minha menstruação atrasou quase 10 dias. Fiz o exame bhcg e deu nagativo. A partir dai decidi não tomar mais injetáveis e voltar aos comprimidos. So que 3 dias depois do dia em que era pra eu tomar a 4° dose comecei a ter aqueles corrimentos escuros e as vezes com sangue como se eu tivesse menstruada, o chamado sangramento de escape, houve dias de vir com fluxo grande e ja to com isso ha quase 1 mês. Minha ginecologista disse que isso era normal, que era reação do meu corpo que estava acostumado a receber aquela quantidade de hormônio e que isso ia demorar mais ou menos 1 mês. Acontece que minha menstruação ja ta pertinho de vir e quero voltar a tomar os comprimidos e to com medo de tonar no dia errado, pois tem dias que parece ate que estou menstruada (ate meu xixi sai vermelho!). De qualquer forma incomoda demais, as vezes sinto descer como se tivesse descendo aquele fluxo de sangue quando estamos menstruada e tem dias que uso absorvente ao invés de protetores diários. Gostaria de saber se ha algum método pra esse sangramento parar logo.

carla disse em 18/08/2013:

TOMO A NOREGINA TODO DIA 18 NUNCA ERRO O DIA DE TOMAR SEMPRE NO MESMO DIA E ESTE MES NÃO VEIO ESTOU GRAVIDA

Patricia disse em 03/09/2013:

olá estou com uma dúvida enorme eu tomo a Injeção injetável mesigyna tomo a 1 ano e pouco .. Só que a minha mestruação está 3 mêses atrasada . Posso tá gravida ? Essa Injeção tem como falhar ? já dei duas vezes tonturas e sempre enjoos quando o organismo não tá se dando com essa Injeção pode ocorrer um risco dela falhar ! ? Obrigada bjus

jessica disse em 24/09/2013:

ola eu queria saber é pra descer dia 19 agora de setembro e nao veio eu tomo injeção todos dia dia 25 eu posso estar gravida tou ate o dia primeiro e ate agora nada

jaqueline disse em 30/09/2013:

oi gstaria mto de saber vou resumir eu tomo mesygina sempre no dia 10 so q entao no dia 05/08/2013 antes de tomar a enjeçao estava acabando minha mestruaçao fiz sexo sem camisinha mas tomei a mesygina so q depois disso nao desceu mais para mim ja vai fazer 2 meses em 05/10/2013? fiz teste caseiro e por la aparentava que nao estaria mais estou com medo de fazer o da farmacia e estar gravida corro esse risco ou nao tem nada ver ja faz 7 meses q tomo mesygina ?

jainara da silva disse em 12/10/2013:

é possivel engravidar tomando mesigyna?

Suelem disse em 17/10/2013:

Olá, estava tomando minian ha quase um ano, percebi que emagreci no comeco, continuei com ele pensando que ia parar, mas continuei emagrecendo cada vez mais. Fui a minha ginecologista e ela trocou para o mesigyna, estou meio receosa pois li alguns comentarios e percebi que ele desregulariza a menstruacao e o minian regularizou direitinho. O que faco? Tenho que aplicar amanha.

Julia disse em 18/10/2013:

Olá !
Tomo a mesigyna á uns 5 mesês e esse mês atrasei da data certa no mesmo dia que tomei tive relaçoes, esta acabando o mês e minha menstruação ainda não veio !!! é noormal ?

mariana disse em 23/10/2013:

desde agosto, por ordens medicas (dermatologista), parei de tomar o contraceptivo tamisa 20(que tomo a quase 7anos),juntamente com outras alimentações(corantes, conservantes e etc…) para ver se melhora umas alergias que surgiram pelo corpo.tive algumas relações, algumas interrompendo coito, e a ultima a mais ou menos 1 mes sem coito mas tomei a pilula do dia seguinte. uma semana depois, fiz um teste de gravidez de farmacia e deu negativo. então, dia 9 de outubro minha menstruação desceu, parou agora hoje dia 23 desceu de novo.poderia me explicar o que ocorreu no meu organismo, se estou gravida e sofrendo um aborto instantâneo, ou é por que o organismo está expulsando hormônio do anticoncepcional ainda??

claudia silene hertel disse em 30/10/2013:

TIREI O DIU DIA 15/08/13 O MEDICO ME PASSOU A INJETAVEL DEPOMES, SÓ QUE JA ESTAMOS N MES DE OUTUBRO DIA 30/10/13 E AINDA Ñ MENSTRUEI JA FAZ 2MESES E ALGUNS DIAS, E FAÇO O TESTE DE GRAVIDEZ E NADA SÓ DA NEGATIVO! POR FAVOR ME AJUDE ME DIGA O QUE ACONTEÇEUCOMIGO ESTOU DESEPERADA E MUITO ARREPENDIDA DE TRE TOMADO ESSA INJEÇÃO, TIREI O DIU PARA ENGRAVIDAR, SO TOMEI A INJETÁVEL PARA DESCANÇARMEU ÚTERO DURANTE 1 MES, E ATÉ AGORA NADA DE MENSTRUAÇÃO, MEDE UMA RESPOSTA COM URGENCIA …. OBRIGADA

Julia disse em 06/11/2013:

Boa tarde Dra, estou com duvida, eu usei o anticoncepcional injetável no dia 30/09/2013,e no mês de outubro, tomei 2 pílulas dia seguinte, porque meu namorado é meio medroso.
antes de completar um mês que é no dia 30/10/2013, sangrou, mas não foi sangramento como sempre tive, foi eficaz, porque desceu no domingo,20/10/2013,segunda não desceu, terça desceu de novo, e na quarta parou de vez.
Ai no dia 30/10/2013, eu tomei anticoncepcional injetável.
E não menstruei, fiz teste de gravidez duas vezes deu negativo. hoje é dia 06/11/2013,e sem querer tomei duas pílulas neste mês.
E meu útero está um pouco inchado, as vezes sinto dores que é cólica. Mas ainda não desceu.
Será que vai descer este mês de novembro?

maria disse em 08/11/2013:

bom tomo anticoncepcional injetavel, a Mesagyna faz um ano mais ou menos, e fiquei um mes sem tomar e ja faz dois meses que minha mestruação não aparece, oque pode ser ?

Gislaine Lanes disse em 09/11/2013:

Acho um descaso, tanto da parte dos medicos quanto a fabicante.Em nehum momento minha medica me disse que poderia ocorrer a falta de menstruação,tomei 2 injeções na data certa e não desceu, nunca atrasei sou totalmente regulada, agora fiz exame de sangue resultado negativo.E ainda tenho que tolerar a cara de pau da medica, que nem abiu a boca para dizer que isso pode acontecer, DRA.ANA SILVIA SEKI, nao recomendo a ninguem!

Fabíola disse em 12/11/2013:

tomo mesigyna todo dia 07 de cada mês, gostaria de saber se preciso alguma pausa nas relações até a data da injeção?

Debora Cubas disse em 25/11/2013:

Tomo a mesigyna um ano e dois meses,quando completou um ano tomando a injeçao de mesigyna voltei a ter menstruçao posso continuar confiando nela?

Priscila disse em 26/11/2013:

Tomei mesigyna dia 16/9 no mês seguinte dia 17/10,mais neste mês(11)tive que tomar dia 19,posso ficar gravida? Quero saber se estou dentro dos 33° dias?.

Valquiria disse em 26/11/2013:

Ola comecei a tomar a mesigyna faz 2 meses esse mês minha mestruasão nâo veio e tbm não estou grávida porém fiz o exame de sangue e de Negativo . oque poderia estar acontecendo.
eu posso continuar confiando nela ?

paula disse em 02/12/2013:

tomei a injeçao de tres meses e ja completou tres meses e nada da mestruaçao descer…sera s estou gravida ou e normal?? por favor m responde urgente

Jaqueline disse em 06/12/2013:

Olá, eu tomo Misigyna a mais de um ano. No mês retrasado minha menstruação não veio, logo pensei que fosse uma gravidez, mas não era. No mês passado ela veio normal no dia 05 (novembro), só que não pude tomar a injeção por não estar no País (dia 07). Eu tive relação com camisinha à três semanas atrás e iria tomar a injeção no primeiro dia da menstruação desse mês (Dezembro), só que hoje já são 06 de dezembro e ela ainda não veio. Será que estou grávida?

Simone Francisco disse em 19/12/2013:

Olá! Tomo injerçao Daiva a mais de 1 ano, e minha mestruaçao nunca faltou. Este mes ela n veio, sera q estou gravida? Tomo todo dia 12 de cada mes. Obrigada aguardo sua resposda

rosemeire disse em 24/12/2013:

oi gostaria de saber urgente o seguinte;tomei contracep dia 15 de junho pela primeira vez e era para tres meses e ja estamos no dia 24 de dezembro ja se passaram mais de 6 meses ja fui ao medico ha 2 meses atras fiz exames deu negativo fiquei tranquila mas,tava ficando neorotica e parei de me previnir posso estar ou ficar gravida sem estar menstruando ?aguardo obrigada

dresses by jessica howard disse em 26/12/2013:

Ha ha… I was just surfing around and took a look at these comments. I can’t believe there’s still this much interest. Thanks for posting about this.

aline disse em 01/01/2014:

eu tomava o injetavel trimestral a um ano e meio. a gora no dia treze de dezembro era pra mim ter tomado,mais dai eu n tomei.
hoje e dia primeiro e ate hoje minha mestruacao n veio, nese oeriodo tive relacao sem camisinha .posso estar gravida? e normal a menstruacao atrasar? com quanto tempo vouta au normal de novo?

aline disse em 03/01/2014:

há a possibilidade da mesigyna não fazer efeito em algum tipo de organismo?

fabiana disse em 17/02/2014:

estou preocupada tem um mes que não tomo ciclofemina e ainda não vei para mim estou com medo isso pode significar uma gravidez espero que não mim responda logo porfavor

jocelaine disse em 26/02/2014:

tomo messigina desde 27/11/2013 em dezembro nao tomei dia 27/12 ai dia 30/12 desceu e tomei 04/01/2014 e desceu 25/01 dia 04/02 nao tomei e ate agora nao desceu posso estar gravid tenho relacao normal com meu esposo sem se previnir

ruty disse em 08/03/2014:

tomei a mesigyna dia 01 de fevereiro e esse mes de março nao tomei posso esta gravida ?

jack disse em 18/03/2014:

tomei deca anabolizant e minha mestruaçao parou e eu sempre tomava perlutan no oitavo dia cm faço se este mes ainda nao veio minha mestruaçao

elayne disse em 20/03/2014:

tomei minha injeçao no mes de fevereiro no dia 10 e esperei ate agora e naç veio sera que estou gravida?

JANA disse em 24/03/2014:

BONDIA!TOMO MESEGYNA TODO MES NA DATA 3,MINHA MESTRUAÇÃO VEM TODO DIA 21OU22,MAS ESSE MES ATE AGORA NÃO VEI HOJE JÁ SÃO 24 E NADA,TEM A POSIBILIDADE DE EU ESTA GRAVIDA.

Deixe um comentário